6f1
Paraná emplacou 36% mais carros neste ano (Franklin de Freitas)

O emplacamento de veículos no Paraná somou 166.808 unidades no 1º semestre de 2025, com alta de 36% sobre 2024 (122.651 unidades), desempenho superior à média nacional. O número é da Fenabrave.

Os dados mostram recuperação e novas tendências no setor automotivo. As projeções apontam para um crescimento moderado, conduzido por fatores macroeconômicos.

No caso do Paraná, a tendência é melhor. Os segmentos de automóveis e comerciais leves registraram 80.654 unidades, representando 48,35% da participação e crescimento de +13,9% vs 2024. Nacionalmente, a Fenabrave projeta +5% para esse segmento. 

As motocicletas, com 68.691 unidades, tiveram maior representatividade no estado (41,18%) e seguem tendência nacional de alta de +10%.

Caminhões e ônibus mostraram leve retração no Paraná (−1,2%), alinhada ao recuo em caminhões no país (−3,6%), embora a projeção nacional para ônibus seja positiva (+6%).

Os dados paranaenses do primeiro semestre destacam uma performance acima da média nacional, impulsionada por automóveis, comerciais leves e motocicletas — modais em expansão, refletindo o aquecimento do crédito, incentivos à renovação de frota e o interesse crescente por inovação como os veículos elétricos.

De acordo com Marcos da Silva Ramos, presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, os dados mostram um mercado dinâmico e atento às transformações.

“Estamos em um cenário que exige cautela, mas também visão estratégica. O consumidor está mais consciente e as concessionárias têm respondido com inovação, qualidade no atendimento e atenção às novas demandas de mobilidade e sustentabilidade”, afirma.

A expectativa é de que o segundo semestre mantenha o ritmo de crescimento moderado, impulsionado por incentivos à renovação de frota, entrada de novos modelos no mercado e condições de crédito mais favoráveis.