Comprovando o trabalho de excelência realizado no combate ao câncer, o Hopsital Erasto Gaertner teve seus Certificados de Qualidade renovados: Acreditação Hospitalar Nível II e ISO 9001:2008.
A Acreditação Hospitalar é uma metodologia de avaliação da qualidade da assistência médico-hospitalar, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através da Organização Nacional de Acreditação (ONA). É o único programa brasileiro de avaliação e certificação externa da qualidade de serviços de saúde, com uma visão sistêmica de hospital.
Os auditores do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS) estiveram no Erasto nos dias 1 e 2 de julho. Eles renovaram o certificado de Hospital Acreditado nível II. Segundo a ONA, trata-se da única instituição sem fins lucrativos no Sul do país a ter este título. A avaliação ocorre semestralmente. Os principais itens observados pelos auditores são: organização de documentação, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, corpo funcional, treinamento, controle e atuação focada no paciente.
O certificado ISO, por sua vez, é concedido de acordo com normas técnicas que formam um sistema de gestão da qualidade nas organizações. Anualmente, são avaliados processos internos, capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho e satisfação dos clientes atendidos. O auditor Antônio Baeta, da empresa BSI, acompanhou os procedimentos de trabalho do Erasto nos dias 5, 6 e 7 de julho. Ele afirmou que a instituição é um exemplo e que a auditoria serve para auxiliar no processo de melhoria das gestões.
Hospital