
Da falácia de que “Curitiba não tem carnaval’, a capital paranaense virou a cidade dos carnavais nos últimos anos. E por aqui há não só desfiles de escolas de samba, mas blocos no pré-carnaval, além da folia alternativa, com Psycho Carnival (festival de bandas alternativas) e a Zombie Walk. Para coroar a cidade carnavalesca, Curitiba agora ganhou a Escola de Carnaval e Cultura Popular, do Garibaldis e Sacis. O principal objetivo é formar pessoas para trabalhar e integrar ações do carnaval aprendendo desde maquiagem, figurino, composição de samba enredo, batucada, adereços e muito mais. Para começar, a Escola oferecerá já a partir de setembro até o ano que vem 15 oficinas carnavalescas com mais de 500 vagas gratuitas. As inscrições serão abertas nesta terça (26).
Leia mais
“Nossa missão, como diz o hino do nosso bloco pré carnavalesco, é levar alegria por aí. Com este intuito promovemos a formação de cultura popular sempre pensando no intercâmbio dos artistas, alunos e principalmente com a cidade. Com a escola, a ideia é ampliar cada vez mais a relação com cultura popular de forma inclusiva, democrática e alegre,” diz Anaterra Viana, coordenadora da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular.
O lançamento da Escola de Carnaval aconteceu nesta segunda (25), na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I, Reitoria da UFPR, com a assinatura do convênio com a Itaipu Binacional que patrocina a iniciativa. E como não poderia ser diferente, o lançamento contou com apresentação do bloco Garibaldis e Sacis no pátio da Reitoria.

Escola Permanente de Carnaval: Um sonho antigo que se torna realidade
A Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular de Curitiba tem sede física situada na Rua Portugal, 34 e será gerida pela Associação Recreativa e Cultural
As oficinas de formação voltadas às manifestações da cultura popular tem um trajeto longo dos artistas que integram o Bloco e a Associação. Vem desde 2010 com a criação da Associação e as oficinas vem sendo ministradas com a parceria de professores e artistas paranaenses e de todo o Brasil.
Só em 2024 para 2025, foram mais de 350 alunos em oficinas realizadas e agora, com a escola, as vagas se ampliaram para mais de 500.
Como se inscrever nos cursos da Escola de Carnaval
Para começar o calendário das oficinas, todas as segundas feiras de 1 de setembro a 20 de outubro, será realizada a Oficina de Batucada, ministrada pelo carnavalesco curitibano Sesóstris. As inscrições para esta primeira oficina abrirão nesta terça (26), na bio do Instagram da Escola Permanente de Carnaval e Cultura Popular e no Instagram do Garibaldis e Sacis.
A programação da escola nesta primeira iniciativa vai de setembro até junho de 2026 e contará com mais as seguintes oficinas: AGBÊ, Canto Carnavalesco, Timbal, Bonecos Gigantes, Sopros, Confecção de Fantasias, Mascaras e adereços, Cantoria, Pernaltas, Estandartes, Samba Enredo e Batucada femininas.
Veja como foi o lançamento da Escola de Carnaval de Curitiba