Entre o fim deste ano e o início do ano que vem entram em funcionamento as estações da Linha Verde. O projeto será o sexto corredor do sistema de transporte integrado da cidade — sistema expresso — onde será possível mudar de ônibus sem pagar nova passagem. O tempo de viagem será reduzido e as estações de embarque e desembarque terão um sistema de climatização que produzirá um resfriamento no interior dos tubos, oferecendo mais conforto aos usuários deste novo e  moderno corredor de transporte público da cidade
No primeiro trecho da linha, entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico, serão oito estações: São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano, Avenida das Torres, PUC e UFPR. Dentre elas, cinco serão dos ônibus da linha Pinheirinho/Centro, que vão sair do Terminal Pinheirinho direto na Linha Verde.
Para isso, a Prefeitura fez um prolongamento da rua João Rodrigues Pinheiro, que terminava no lado do terminal e agora termina na Linha Verde. Este trecho será exclusivo para os ônibus. O veículo que sair do terminal Pinheirinho e seguir para a Linha Verde vai parar em todas as estações. Ao entrar na Rua Marechal Floriano, parando também em todas as estações, ele segue até a Lourenço Pinto, onde será instalada a Estação Central da Linha Verde.

Nas estações também vão parar os ônibus alimentadores que cruzam a antiga BR, permitindo que as pessoas mudem de roteiro sem precisar ir até um terminal e sem pagar nova passagem. Na Estação São Pedro, por exemplo, vão passar as linhas alimentadoras Gramados, Vila São Pedro e Vila Urano e os passageiros não precisarão ir até o Capão Raso para chegar ao centro.  
Pela Estação Xaxim haverá integração das linhas Alto Boqueirão, Esmeralda e Sítio Cercado/BR-116. Na Estação Fanny, haverá conexão com o alimentador Fanny e na Estação Marechal integração com o Biarticulado Circular Sul.  Atualmente, o deslocamento entre o Pinheirinho e o centro é feito apenas pelos ônibus do Eixo Sul e passa pelos terminais Capão Raso, Portão e Pinheirinho. Este Eixo atende, por dia, 260 mil passageiros. 

O tempo de deslocamento por este eixo é de 35 minutos. Não haverá mudanças no Eixo Sul, mas as pessoas passarão a ter mais de uma opção. Com a nova linha Pinheirinho/Centro, o tempo de viagem será de 25 minutos. A previsão é de uma demanda inicial de 35 mil passageiros por dia. O transporte pela Linha Verde vai aliviar a sobrecarga do Eixo Sul.
Além disso, as estações da futura Linha Verde terão um desenho diferenciado. Cada estação terá dois tubos geminados, para embarque e desembarque de passageiros. Eles estarão dispostos um ao lado do outro e terão ligação interna, para permitir a circulação entre os dois espaços.

Um dos tubos atenderá os usuários dos ônibus articulados da Linha Verde e o outro será destinado aos ônibus alimentadores. Não haverá necessidade de fazer adaptações nos veículos das linhas de alimentadores porque o piso da via de acesso desses ônibus ao tubo será elevado e permitirá o embarque e desembarque de passageiros sem o uso de plataformas.

Revestimento — Outra inovação das novas estações será o revestimento interno dos vidros dos tubos com uma película que diminui a incidência dos raios do sol e aumenta o conforto térmico local. Além disso, um cuidado adicional será a colocação de material isolante nas chapas de aço que formam a cobertura dos tubos. Essas duas providências vão impedir que os efeitos do sistema evaporativo sejam alterados no interior do tubo pelo calor emitido pelos vidros e pelas chapas de aço.

As estações contarão também com um inédito sistema para captação de águas das chuvas para utilização na limpeza do terminal. Elas ficarão armazenadas em uma cisterna no subsolo. Outra novidade será a instalação de câmaras de segurança ligadas a uma central de monitoramento que será operada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e pela Guarda Municipal.