Paraná está entre os quatro estados com mais casos de acidentes de trabalho

Redação Bem Paraná

Valquir Aureliano - Trabalhador da construção civil

Este domingo (27) é marcado pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data foi criada para alertar para os casos e criar uma consciência de prevenção de trabalhadores e empresas.

E os números alertam para a urgência de uma cultura de segurança mais robusta nas empresas. Apenas em 2023, o Paraná registrou 43.152 acidentes de trabalho com comunicação formal emitida, 438 casos de doenças relacionadas ao trabalho e 128 óbitos — números que colocam o estado entre os quatro com maior número absoluto de registros no país, de acordo com o SmartLab de Trabalho Decente do Ministério Público do Trabalho.

A realidade preocupa. Os acidentes geram impactos humanos, sociais e econômicos graves – afastamentos, perda de produtividade, judicialização e até mortes. Por isso, reforçar a cultura de prevenção é essencial para qualquer organização.

Prevenção

“Prevenir é sempre mais eficiente e menos custoso do que remediar. A gestão de riscos não é apenas uma exigência legal, mas um compromisso com a vida e com o futuro do trabalho”, destaca Robson Gravena, gerente executivo de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social do Sesi Paraná.

A prevenção traz efeitos positivos imediatos: ambientes de trabalho mais saudáveis, redução no número de acidentes e afastamentos, queda nos custos com passivos trabalhistas e aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores.

Ainda, colabora com a cultura corporativa, tornando as empresas mais competitivas e mais atrativas para profissionais qualificados. “A cultura preventiva transforma ambientes e gera valor — tanto humano quanto econômico. Cada medida implementada hoje representa vidas protegidas amanhã”, reforça.

Saúde no trabalho

Referência em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para o setor industrial, o Sesi Paraná oferece soluções completas para o gerenciamento de riscos ocupacionais, com base nas normas regulamentadoras atualizadas.

Os serviços vão de consultorias estratégicas de gestão integrada, treinamentos presenciais e in company para capacitação em segurança, riscos ergonômicos, operação de máquinas, espaços confinados, diagnósticos e inventário de riscos (PGR), com plano de ação e monitoramento constante e ainda, de saúde ocupacional, com monitoramento contínuo.

O engajamento do Sesi Paraná vai além do atendimento técnico. Em 2024, a instituição foi eleita Top of Mind em proteção pelos profissionais de todo o país. Além disso, realiza eventos como o “Segurança e Saúde em Foco”, que reúne especialistas para trocar experiências e espalhar boas práticas — reforçando seu papel como hub de conhecimento.

Há 79 anos, o Sesi atua como principal provedor de Segurança e Saúde para as indústrias do Paraná, com equipe técnica especializada, estrutura completa e soluções integradas para tornar o trabalho mais seguro e produtivo.