estradas
Movimento na estrada: feriado deve ser agitado no litoral, mesmo com previsão de chuva *(Foto: Divulgação Arteris Litoral Sul)

Um estudo sobre segurança viária, divulgado nesta semana coloca o Paraná e o Rio de Janeiro em terceiro lugar em um ranking nacional. Feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), de acordo com o levantamento dirigir no Paraná é tão seguro como no Rio de Janeiro e Goiás. Os três estados ocupam a terceira colocação no Brasil entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF).

Leia mais:

O DF aparece como o local mais seguro para dirigir no país. Segundo o levantamento — que considera uma série de critérios — o Amazonas (AM) é o estado com menor segurança para os motoristas.

Os Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS), mostram que o DF obteve quatro pontos de cinco possíveis. A capital federal aparece bem à frente dos estados da Região Norte, que concentram os piores resultados do ranking.

Na segunda colocação está o Rio Grande do Sul (3,86), seguido por Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, empatados em terceiro lugar com 3,71 pontos cada. No outro extremo, além do Amazonas (1,86), estão Pará (2,14), Amapá, Maranhão e Roraima (2,29 cada) entre os piores desempenhos.

Explicação do ranking

O IRIS faz uma ressalva importante: mesmo que um estado registre poucos casos de infrações, isso não significa necessariamente que ele seja um exemplo de segurança viária. Em muitos casos, o número baixo pode refletir apenas a falta de fiscalização.

Ranking de segurança viária no Brasil:istrito Federal – 4,00

Rio Grande do Sul – 3,86
Goiás, Paraná, Rio de Janeiro – 3,71
São Paulo – 3,57
Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia – 3,29
Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco – 3,14
Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins – 3,00
Minas Gerais – 2,86
Bahia – 2,71
Amapá, Maranhão, Roraima – 2,29
Pará – 2,14
Amazonas – 1,86

Metodologia do estudo

O projeto IRIS avaliou os estados e o DF com base em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans):

Gestão da Segurança no Trânsito;
Vias Seguras;
Segurança Veicular;
Educação para o Trânsito;
Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas;
Normatização e Fiscalização;
Indicadores de Mortalidade.