onda de calor
Domingo de sol e muito quente (Foto: Valquir Aureliano)

A tarde deste domingo (12) começa quente em Curitiba, no Paraná e em boa parte do Brasil. Na Capital, segundo o site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fazia 34°C na cidade pouco antes das 14 horas. Esta pode ser a maior temperatura do ano em Curitiba, se se confirmar esta marca.

No sábado (11), a máxima em Curitiba foi de 33,6°C e, sim, a mais alta registrada no ano.

A “onda de calor” forte vem desde a sexta-feira (10) e deixou as temperaturas mais altas durante a tarde de sábado. Aliás, foi o dia mais quente do ano na RMC (em Curitiba, Fazenda Rio Grande e Lapa) e também na região central (em Guarapuava) e do Vale do Ribeira (em Cerro Azul).

Calor de mais de 30ºC leva milhares de pessoas aos parques de Curitiba; veja fotos

O domingo continua muito quente em praticamente todos os setores, com temperaturas que se aproximam dos 40°C no noroeste do estado. Índices de umidade também ficam baixos no período da tarde. Possibilidade de chuvas segue baixa, mas não se descarta alguns eventos bastante localizados e de curta duração.

Na segunda-feira (13), o calor persiste no Paraná. O tempo fica abafado, mas, diferentemente do final de semana, teremos aumento da instabilidade a partir desta segunda-feira na maioria das regiões do estado.

Uma frente fria evolui pelo oceano, na altura da Região Sul, alinhada a um fluxo de umidade e calor sobre essas regiões. Com isso, pancadas de chuva com trovoadas são previstas, principalmente a partir da tarde, com risco mais elevado de tempestades nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina e de fronteira com os países vizinhos.