Estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba agora têm um reforço extra. O programa Potencializando Saberes, que já acontecia durante a semana, passou a oferecer também atividades aos sábados, das 9h às 12h.
A iniciativa é voltada a alunos que precisam de acompanhamento extra para consolidar conteúdos e superar dificuldades escolares. Com a nova modalidade, os estudantes podem participar de forma opcional, assim como os profissionais da educação envolvidos.
O objetivo é ampliar o apoio pedagógico e garantir que crianças e adolescentes cheguem mais preparados às próximas etapas da vida escolar.
Até então, a iniciativa era formada por três frentes: de apoio pedagógico, presente em 72 escolas com maiores índices de vulnerabilidade social; extensão, que atende estudantes das demais unidades da rede em horários diferenciados; e migrantes, que promove o ensino da Língua Portuguesa como língua de acolhimento e valorização da diversidade cultural.
Boa adesão
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Merhy Gaertner, na CIC, a nova modalidade foi recebida com animação. “Nós tivemos duas professoras que se interessaram em participar, e também fizemos uma enquete com os pais dos alunos. No primeiro sábado (20/9) reunimos 27 alunos, ficamos satisfeitos com a adesão”, contou a diretora Patrícia Franke.
A expectativa é que mais alunos participem nas próximas semanas.
“As crianças chegaram animadas, falaram que acordaram cedo para ir para a aula felizes. Foi muito legal essa recepção do programa, ver eles se sentindo protagonistas da escola”, contou Patrícia. “Na segunda-feira, vários alunos nos procuraram para falar que querem participar dos próximos encontros”, completou.
Nesse primeiro momento serão quatro encontros (20/9, 27/9, 4/10 e 11/10) e as aulas seguem como um dia letivo comum, mas focado conteúdos de maior dificuldade das turmas, de acordo com o diagnóstico realizado pelas professoras.
Não há restrição para participar, desde alunos com grande aproveitamento que buscam se aprofundar ainda mais nos conteúdos, até aqueles que apresentam maior dificuldade na aprendizagem.