Estudantes desocupam prédios da UFPR e aulas voltam nesta segunda

Redação Bem Paraná

Os alunos que ocuparam prédios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram a deixar os locais neste sábado (26). Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Filho, as aulas devem ser retomadas nesta segunda-feira, 28. Em entrevista, ele declarou que uma equipe de professores irá estudar e elaborar um calendário para a reposição da aulas. 

Segundo a universidade, os alunos tinham ocpado oito prédios em Curitiba e um em Matinhos, no litoral. Os estudantes são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos e à Medida Provisória que propõe reforma no ensino médio. As desocupações foram pacíficas e ocorreram sem nenhum tipo de conflito.

As ocupações refletiram na aplicação das provas da segunda fase do vestibular da UFPR, que teve dias e locais alterados. De acordo com a reitoria da universidade, as mudanças atingiram 15 mil candidatos – 12 mil na capital paranaense.

A decisão judicial que concedeu reintegração de posse dos prédios à UFPR é de segunda-feira (21). Na sexta-feira (25), o oficial de justiça notificou os estudantes sobre a decisão.

De acordo com a UFPR, os alunos deixam os prédios pacificamente.