Paraná sustentabilidade

Estudantes do Paraná ganham Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo Sustentável

Projeto ecológico se destaca nacionalmente

Editado por João Marcelo Simões
Divulgação (5)

Foto: Divulgação

Grupo de quatro alunas de Campo Largo (PR) ficou em primeiro lugar do evento Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo Sustentável. A vitória foi obtida depois da apresentação de uma iniciativa que propõe um uso da energia solar para a limpeza de rios.

O projeto consiste na construção de uma esteira solar e um modo de armazenamento de materiais para a reciclagem. O intuito é criar uma solução sustentável para a poluição de corpos d’água. A ideia surgiu em sala de aula, na 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade, e ganhou fama nacional pela Olimpíada.

“A nossa comunidade utiliza muito a pesca esportiva, então pensamos em algo que pudesse impactar a nossa região, o meio ambiente e toda a sociedade. Recuperar a água é essencial para o nosso futuro. Estamos muito felizes com a premiação e com todo o apoio ao projeto”, destaca a estudante Poliana Sidoski, integrante do grupo. 

O grupo contou com o apoio do Impulso Educação, instituição que, por meio do programa Parceiro da Escola, faz a gestão administrativa do Colégio Otalípio Pereira de Andrade e de outras 33 escolas estaduais. “Nossa parceria vai muito além dos muros da escola, é também oportunizar experiências de conhecimento aos estudantes. Em conjunto com o governo do Estado, buscamos incentivar os alunos com ações de engajamento, como a participação em olimpíadas, e colher resultados positivos de projetos que transformam a comunidade e a sociedade. Essa é a nossa missão”, avalia Thiago Nunes, diretor-geral do Impulso Educação.

Depois de vencer a etapa nacional, as alunas estão de malas prontas para representar o Paraná no Findinexa Brasil, o maior evento de empreendedorismo jovem do país, que acontecerá entre os dias 8 e 13 de outubro, no Piauí.