
Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparm o Restaurante Universitário (RU) Central da UFPR desde sábado, 6 de novembro. Eles querem a a reabertura do espaço. Na tarde deste domingo, 7, a ocupação segue como forma de protesto pelo fechamento do espaço.
A UFPR tem quatro restaurantes em Curitiba, sendo que o Central servia quase 2 mil refeições por dia, antes da pandemia. As unidades tiveram o atendimento suspenso ainda no primeiro semestre de 2020.
A universidade informou que, em 2020, beneficiou 437 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com um auxílio, que variava entre R$ 250 e R$ 300, dependendo da renda familiar do aluno.
Um novo edital para beneficiar estudantes foi aberto em setembro de 2021.
Os manifestantes argumentam que o benefício é insuficiente e atende poucos alunos. O intitulado Frente Estudantil Contra o Ensino a Distância pede o retorno das aulas presenciais.
Na tarde deste sábado, os estudantes realizaram uma passeata saindo da sede central, localizada perto do prédio da Reitoria, no Centro, e seguiram até as escadarias do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.
Procurada a Universidade Federal do Paraná (UFPR), via assessoria, disse que não irá se manifestar sobre o protesto neste momento. A instituição prepara uma nota oficial sobre o caso que deverá ser divulgado oportunamente.