
O Jardim Botânico de Curitiba vai fechar a estufa para visitação a partir de 20 de outubro para uma limpeza geral dos vidros, prevista para durar uma semana, caso o clima permita. O trabalho é realizado a cada seis meses para manter a estrutura limpa e garantir a conservação das espécies da Mata Atlântica. O fechamento abrange as 3,8 mil peças de vidro da estufa, com previsão de retorno ao público em 27 de outubro.
Logo após, a partir do dia 27 de outubro, será realizada a limpeza interna dos policarbonatos da Galeria das Quatro Estações e do Café do Senac, serviço que também deve durar cerca de uma semana. Durante este período, a galeria permanecerá fechada ao público, com previsão de reabertura em 3 de novembro.
Manutenção geral
Além da limpeza interna e externa dos vidros da estufa, os funcionários do Jardim Botânico farão uma manutenção em todas as plantas que ficam dentro da estufa.
Com o auxílio de andaimes, serão lavadas todas as 3,8 mil peças de vidro e a estrutura metálica por dentro e por fora da estufa do Jardim Botânico.
A água utilizada na limpeza será do poço artesiano do próprio Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano.
Passeios alternativos
A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. A unidade de conservação ambiental oferece uma série de outros atrativos. Toda a parte externa da estufa e as coleções espalhadas pela área aberta do Jardim Botânico podem ser visitadas normalmente.
Entre as opções de passeio estão o Jardim das Sensações e também os Campos Curitibanos atrás da estufa, coleção que recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.
Serviço
Jardim Botânico de Curitiba
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30
Jardim das Sensações
De terça-feira a domingo
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30
Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.