Etnias: começa um dos mais antigos festivais do Paraná

Redação Bem Paraná
ETNIAS

(Franklin de Freitas)

Começou na noite desta segunda-feira (30) o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, evento que completa 63 anos em 2025. A abertura e apresentações do festival acontecem no Guairão até 10 de julho.

A 63ª edição receberá cerca de dois mil folcloristas, amadores e profissionais, que estarão no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, representando a cultura de 16 etnias formadoras do povo paranaense.

Idealizado e organizado por grupos folclóricos locais, o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná acontece desde 1958. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no Estado.

O evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.

Sobre a Aintepar

A Aintepar (Associação Interétnica do Paraná) tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. Atualmente, é composta por 18 grupos, que representam 13 etnias, povos de todo o mundo que se estabeleceram aqui no decorrer dos séculos XIX e XX e influenciaram diretamente o desenvolvimento do Estado, mas não deixaram de transmitir à sua descendência o amor pela terra de origem.

O Festival Folclórico e de Etnias do Paraná completa 63 anos de história que fazem dele o mais longevo do país e faz parte dos eventos mais importantes do Sul do Brasil. Serão 11 noites de apresentações artísticas de dança e celebração da diversidade cultural.

Programação completa:

Serviço: