Evangélico inaugura banco de pele para atender pacientes do SUS

Este será o quarto Banco de Pele do Brasil

ANP

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, e a diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria do Carmo, participaram nesta quinta-feira (01) da inauguração do Banco de Pele do Hospital Evangélico. Este será o quarto Banco de Pele do Brasil e trará considerável benefício principalmente às crianças e adolescentes devido ao grande número de vítimas de queimaduras.

O serviço foi projetado em 2009, mas entrou em funcionamento no dia 19 de junho, após o aval do Ministério da Saúde e das diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É um serviço muito importante para todo o Sistema Único de Saúde, não só de Curitiba, mas de todo o Brasil. E fazer este evento hoje, no Hospital Evangélico, é reafirmar a importância dessa instituição, destacou Massuda.

Helvécio Magalhães falou da importância da existência dos bancos de pele brasileiro após a tragédia ocorrida em Santa Maria. Tivemos uma grande dificuldade inicial na busca de peles para transplante. Temos que estar preparados para tudo, com serviços superespecializados e de qualidade dentro do SUS, afirmou.

O Banco de Pele Humana capta, processa e armazena pele humana, regulada pelo Sistema Nacional de Transplante, e pode ser utilizada em transplantes na recuperação de queimaduras graves. Quando transplantada, a pele funciona como um curativo biológico, diminui as complicações, o tempo de internamento, o uso de antibióticos, o sofrimento do paciente e o risco de morte.