
As consultas públicas do programa Fala Curitiba já tiveram a participação de mais de 13 mil moradores de Curitiba até a última terça-feira (27). No período, os moradores da cidade fizeram 36.833 sugestões sobre obras e serviços para 21 áreas temáticas diferentes.
Das 21 áreas temáticas, Obras Públicas recebeu o maior número de sugestões, 6.491 no total. Em seguida, está a Saúde, com 4.465 e, em terceiro, aparece Esporte, Lazer e Juventude, com 4.088.
Os cidadãos podem fazer sugestões para a cidade pela internet, no canal disponibilizado no site da Prefeitura e também presencialmente, nos veículos do Fala Curitiba Móvel que percorrem os pontos da cidade.
Sequência
De 9 de junho a 10 de julho ocorrerão as reuniões de priorização nos bairros. Durante os encontros, as sugestões feitas pela população são organizadas e levadas de volta à comunidade para discussão. O objetivo é transformar demandas individuais em prioridades coletivas, alinhando os anseios dos moradores às possibilidades reais de execução.
Etapas
O Fala Curitiba contempla etapas distintas de consultas públicas. O programa ouviu sugestões para próximo Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, com diretrizes e ações de médio prazo para o desenvolvimento da cidade e que estará em vigor de 2026 a 2029, assim como prioridades que podem fazer parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem e que servem de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Como participar
Para participar, a população pode preencher o formulário virtual disponível no site do Fala Curitiba 2025 ou sua versão impressa, levada aos bairros da cidade pelos carros do Fala Curitiba Móvel. Enquanto o formulário da internet pode ser preenchido no momento mais adequado à rotina do participante, o impresso segue as datas e horários dos carros, de acordo com escala publicada no site do Fala Curitiba. Lá estão todos os detalhes sobre a consulta pública e a que se refere cada uma das suas etapas.
Das 21 áreas temáticas apresentadas aos cidadãos, é possível escolher até cinco para sugerir à Prefeitura como aplicar parte dos recursos oriundos da arrecadação de tributos em ações de médio e longo prazos. São elas: assistência social, capacitação profissional, cultura, Guarda Municipal, desenvolvimento econômico, educação, empreendedorismo, esporte/lazer/juventude, habitação, igualdade étnico-racial, meio ambiente, mulher, obras, população LGBTI+, projetos viários, saúde, segurança alimentar, trânsito, transporte, turismo e urbanismo.
Histórico
Desde que entrou em funcionamento, em 2017, o Fala Curitiba mobilizou cerca de 80 mil participantes que elegeram, nas reuniões finais, 603 prioridades. Destas, 83% já foram atendidas. As demais estão em andamento ou prestes a começar.