Família de jovem de 18 anos doente faz campanha para doação de medula óssea

Redação Bem Paraná com assessoria

Marcos Vinicius dos Santos Costas, 18 anos, morador de Paranaguá, no Litoral do Estado, foi diagnositicada com aplasia medular. Familiares, com ajuda de amigos, iniciaram um campanha para incentivar a doação de medula óssea. O transplante é a única forma de Marcos se recuperar e se curar da doença, que impede a produção de sangue no organismo.

Os pais, Cristina Wagner dos Santos e Orelino Costa Junior, pedem para que a população se solidarize com a causa e procure o Hemepar em Paranaguá para fazer parte do cadastro de doadores de medula óssea. Segundo a mãe, a doença foi descoberta há três meses.

A página no Facebook, Amigos do Marcos Vinicius, foi criada para mobilizar a sociedade e chamar a atenção para a necessidade de doação de medula óssea.

Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a pessoa deve ir até o Hemepar Paranaguá, localizado na Avenida Gabriel de Lara, 481, com documento de identidade. O doador precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais.

Em Curitiba, a sede do Hemepar fica na  Tv. João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. O telefone é (41) 3281-4000.