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Foto: Arquivo Pessoal

Uma fanfarra criada em 2024 no Colégio Estadual Cívico-Militar Jardim Alegre, em Telêmaco Borba, vem ajudando a combater a evasão escolar e a aproximar os estudantes da rotina escolar. A iniciativa foi proposta como uma forma de incentivar a disciplina e a frequência dos alunos, e já mostra resultados positivos na comunidade escolar.

Um dos integrantes do grupo é Victor Gabriel Carretero, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, que tem diagnóstico de autismo. De acordo com Gerbes, a fanfarra tem funcionado como uma ferramenta eficaz de inclusão do aluno. “Gosto muito de participar da fanfarra e desfilar, e sei que para isso preciso me comportar e não posso ter notas baixas”, diz Victor.

Para Nathali Vitória Xavier Siqueira, estudante da 2ª série do Ensino Médio, a fanfarra consiste em uma fonte de motivação para a ida à escola, além de favorecer diferentes aprendizados e o desenvolvimento de habilidades. “Melhora minha coordenação motora, proporciona momentos felizes com meus colegas e ainda me ensina a trabalhar em equipe e a dialogar com responsabilidade”, afirma. 

Sueli Aparecida Martins, chefe do NRE de Telêmaco Borba, destaca o resgate de valores, como responsabilidade e pertencimento, com a iniciativa. “Mais do que formar músicos, o projeto transforma trajetórias escolares. É emocionante ver o impacto positivo na vida dos alunos e o orgulho que a fanfarra desperta em toda a comunidade escolar”.

Apresentações

Um desfile marcante da fanfarra do CCM Jardim Alegre ocorreu durante as comemorações do feriado de 7 de Setembro do ano passado, com a participação de 43 membros. Há cerca de 20 anos a escola não participava do desfile cívico. Além disso, os integrantes da fanfarra passaram a se apresentar nas formaturas solenes do colégio.

No início de junho deste ano, uma solenidade de premiação dos alunos destaque serviu de palco para a apresentação da fanfarra. Ao som dos instrumentos, estudantes que se destacaram nos quesitos nota, frequência e comportamento foram homenageados com certificados e medalhas.   

INSTRUMENTOS 

Para a continuidade e ampliação do projeto, Gerbes sinaliza a necessidade de compra de instrumentos e outros materiais necessários. Hoje, a maior parte é emprestada de uma escola municipal localizada próximo ao CCM Jardim Alegre. A expectativa é que novos instrumentos sejam adquiridos mediante parcerias com empresas locais.

O monitor militar considera, ainda, que seria de grande valia a vinda de um professor especializado para reger a fanfarra no contraturno. “Não possuo conhecimento musical para adicionar instrumentos de sopro e a lira, por exemplo, e seria muito bom aprender mais com ele”.

Com essa finalidade, o colégio tem trabalhado para atingir a marca de 95% de frequência escolar, critério essencial para a contratação de profissionais no contexto dos Programas de Atividades de Ampliação de Jornada Escolar – atualmente, esse índice gira em torno de 80 a 85%. Pretende-se que essa estruturação dê seguimento ao projeto, consolidando-o como um elemento pedagógico transformador dentro da unidade de ensino.