jardim botanico
Mês de julho foi de muito movimento no turismo do Paraná (Roberto Dziura Jr/ AEN)

De janeiro a julho deste ano, o faturamento do setor do turismo nacional chegou a R$ 127,7 bilhões – uma alta de 6,5% sobre o acumulado de janeiro a julho do ano passado. O resultado é o maior para o período desde 2012, e foi impulsionado pelas férias de julho, q ue chegaram a quase R$ 20 bilhões de faturamento neste ano.

Os números, divulgados ontem, são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho de 2025, época de férias escolares, o faturamento do turismo nacional atingiu R$ 19,7 bilhões, um crescimento de 4,3% em relação a igual período do ano passado. No Paraná, foram movimentados R$ 904,3 milhões.

“O setor mantém resultados positivos mesmo diante da desaceleração econômica e da taxa de juros elevada. O mercado de trabalho aquecido e a redução gradual da inflação têm contribuído para aliviar o orçamento das famílias e sustentar a renda, favorecendo o planejamento de viagens, especialmente as parceladas”, ressalta em nota a FecomercioSP.

“O segmento de lazer foi o principal responsável pelo resultado de julho, mês marcado pelas férias escolares e pelo aumento dos passeios em família. Nesse período, é comum a redução nas viagens de negócios, com expectativa de retomada desse segmento nos meses seguintes”, diz ainda a FecomercioSP.

O transporte aéreo segue em destaque entre os segmentos, com faturamento de R$ 5,3 bilhões e crescimento anual de 9,7%. De acordo com os dados do IBGE, as passagens aéreas registraram expansão de quase 20% entre junho e julho deste ano — esperada graças à alta temporada.

Paraná
O turismo tem sido um dos setores que mais avança no Paraná. Nos últimos anos o Estado tem investido na divulgação e aprimoramento dos atrativos.

O órgão de promoção turística do Governo do Estado, o Viaje Paraná, leva o Paraná para diversos eventos nacionais e internacionais para divulgar o Estado como destino turístico.

Nesta semana o viaje Paraná apresentou a um novo grupo de 147 agentes de viagens e profissionais do turismo brasileiro os atrativos, destinos e potenciais paranaenses no setor.

A ação aconteceu na terça-feira, durante o Panrotas Next, em Uberlândia, Minas Gerais.

“Já impactamos 20.812 profissionais, agentes e empresários, proporcionando um maior contato com o nosso turismo de alguma forma”, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.