A primeira feira coreana em Curitiba, a Hallyu Korean Fest, deu o que falar no último final de semana. Os fãs da cultura tomaram a Praça Afonso Botelho no sábado e domingo (23 e 24). No entanto, o evento viralizou nas redes com muitos comentário negativos. Nesta terça-feira (26), a organização da feira soltou uma nota de esclarecimento.
Com ampla divulgação, a Hallyu Korean Fest superou as expectativas de público e reuniu cerca de 40 mil pessoas. A organização, no entanto, esperava por 5 mil pessoas e o resultado foi de muitas filas, comida faltando e pessoas frustradas com o evento. Relembre como foi e veja fotos aqui.
O primeiro ainda dia de evento teve mais um agravante: o calor. Com o verenico em Curitiba, a temperatura na cidade chegou a 30ºC em pleno inverno. Com o tanto de gente na praça, muitos foram os relatos de pessoas passando mal.
Na nota de esclarecimento, a organização pediu desculpas pela falta de comida, mas ressaltou que realmente não esperava o tanto de gente. Além disso, a nota deixa claro que o evento terá mais edições, provavelmente em um local maior.
O evento é a primeira feira oficial em comemoração ao Dia da Cultura Coreana no Paraná, e recebeu apoio da Prefeitura de Curitiba, da Guarda Municipal e da Polícia Militar no local.
Veja a nota da feira coreana de Curitiba na íntegra:
“A organização do Hallyu Korean Fest informa que, até o momento, não havia se manifestado publicamente, pois estávamos analisando cuidadosamente tudo o que aconteceu durante o evento, processando os feedbacks recebidos e avaliando os pontos de melhoria. Primeiramente, gostaríamos de reforçar que este evento nasceu de um sonho compartilhado por todos os envolvidos e por aqueles que, assim como nós, aguardavam um momento como esse para celebrar a cultura coreana. Foram meses de trabalho intenso, dias sem dormir, buscando apoio e recursos para levar o melhor da cultura para a nossa cidade.
O evento foi planejado para receber cerca de 5 mil pessoas, por isso a escolha do local, a estrutura das barracas, a quantidade de profissionais e expositores seguiu essa estimativa. A divulgação foi 100% orgânica, sem impulsionamento, algo que também foge ao nosso controle. Porém, fomos surpreendidos com a presença de aproximadamente 40 mil pessoas, um número muito além do esperado. Assumimos, sem constrangimento, que isso nos deixou despreparados para algumas situações. Apesar das dificuldades, nossa equipe e os expositores trabalharam incansavelmente para atender ao público dentro do possível, reforçando equipes e tentando manter organização e limpeza, mesmo diante do fluxo intenso. Sabemos que algumas pessoas saíram frustradas por não conseguirem aproveitar o evento como gostariam, e lamentamos profundamente por isso.
Com relação às pessoas que passaram mal, ressaltamos que estávamos preparados com uma equipe de enfermagem e socorristas para prestar o atendimento necessário. Sobre o calor intenso, infelizmente é um fator que foge ao nosso controle, embora o espaço contasse com áreas verdes para amenizar a sensação térmica. Ainda assim, acreditamos que o evento foi um sucesso por diversos motivos: trouxemos cultura gratuita para milhares de pessoas; vimos famílias inteiras se divertindo em dois dias de programação; o evento ocorreu sem incidentes graves, sem violência; e geramos impacto positivo no comércio local e no turismo da região. Estamos cientes das críticas e as receberemos como oportunidade de aprendizado, para que possamos melhorar e proporcionar experiências ainda melhores nas próximas edições.
Importante destacar também os esforços incansáveis dos expositores, que se dedicaram ao máximo para atender às demandas inesperadas. Em qualquer outra feira, quando os insumos acabam, é comum as tendas fecharem. No entanto, no Hallyu Korean Fest, os expositores fecharam temporariamente apenas para correr atrás de mais produtos e insumos, fazendo o possível para seguir atendendo ao público. Muitos trabalharam sem dormir, produzindo durante a madrugada para que no dia seguinte as operações continuassem. Lamentamos, ainda, que não tenha havido um contato prévio por parte da influenciadora para dialogar com a organização e compreender a real dimensão do ocorrido antes da publicação do vídeo. Ficamos decepcionados com a falta de busca por informações oficiais, pois sempre estivemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Nosso compromisso é com a transparência e a verdade, e acreditamos que o diálogo construtivo é sempre a melhor solução.
Sobre a limpeza do espaço, esclarecemos que nossas equipes trabalharam até altas horas para manter o local organizado. É natural que, em eventos dessa dimensão, ocorra acúmulo de lixo durante o dia, mas no dia seguinte o espaço foi entregue limpo. Ressaltamos ainda que, diante da grande demanda, o Presidente da Associação Brasileira dos Coreanos do Paraná e sua família, bem como o próprio Cônsul Honorário da Coreia no Paraná, Sr. Cristian, se mobilizaram pessoalmente para auxiliar na coleta do lixo, como podem ver nos vídeos e fotos, registrados por alguém, porque faz parte da cultura coreana.
Também pedimos desculpas por qualquer resposta ou comentário que alguém da equipe possa ter feito em momentos de tensão. Estávamos exaustos e tentando lidar com um volume enorme de comentários, inclusive de pessoas que não acompanham a cultura coreana e apenas disseminaram ódio. Ainda assim, pedimos desculpas sinceras e reforçamos nosso compromisso com o respeito e a melhoria contínua.
Agradecemos à Prefeitura de Curitiba, à Guarda Municipal e à Polícia Militar pelo apoio reforçado durante o evento. Assim como nós, eles também não esperavam um público tão expressivo, mas, mesmo assim, acreditaram no projeto e estiveram ao nosso lado para garantir a segurança e o bom andamento da programação. Obrigada pela compreensão. Em breve divulgaremos as fotos oficiais do evento. Esperamos vocês na próxima edição!
A todos que participaram com compreensão, carinho e paciência, nosso mais sincero muito obrigado. Essa edição servirá como aprendizado para que possamos crescer, corrigir falhas e continuar levando o melhor da cultura coreana para vocês. Seguimos sendo o festival oficial em comemoração ao Dia da Cultura Coreana no Paraná, com o apoio de toda a comunidade coreana — a verdadeira representante da cultura, não apenas das redes sociais. A próxima edição será realizada em breve, em um espaço maior e com mais comodidade. Não podemos prometer que não haverá filas, pois isso é comum em eventos de grande porte e quem costuma participar sabe disso, mas vamos trabalhar para minimizar ao máximo e proporcionar as melhores experiências para todos. Obrigada pela compreensão. Em breve divulgaremos as fotos oficiais do evento.
Hallyu Korean Fest – Celebrando a Cultura, Unindo Pessoas.“