Feira do Largo da Ordem de Curitiba. Uma cinquentona que não perde o charme

Aniversário do Bem Paraná: série mostra algumas das "manices" do curitibano

Redação Bem Paraná
feira do largo

Feira Largo da Ordem (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Esta é daquelas manias que viraram necessidade. Ir à Feira de Artesanato do Largo da Ordem aos domingos. A Feira, criada em 1971, manteve seu vigor ao longo das décadas e, mesmo agora, os 53 anos de existência, se apresenta entre as principais feiras populares do País, atraindo a cada domingo dezenas de milhares de visitantes.

A feira ocupa o espaço da Praça Garibaldi – tendo início no Rua São Francisco e terminando na Rua Martin Afonso. Prolonga-se pela Rua Doutor Claudino dos Santos, Rua São Francisco e Rua Mateus Leme – e funciona das 9h às 14h. Seu nome oficial é Feira de Arte e Artesanato Garibaldi.

São mais de 800 barracas de artesãos que vendem de tudo um pouco. Só percorrendo a feira para se ter uma ideia clara do que ela representa. Claro, também é um bom lugar para desgustar um pastel de feira e outros quitudes típicos. Muitos começam o café da manhã desta forma.

A Feira do Largo é ponto de encontro de curitibanos e visitantes, e um importante cartão postal da cidade. E uma verdadeira mania para o morador da cidade.

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.