tapete
Confecção do tapete na Cândido de Abreu (Pedro Ribas/SMCS)

O feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, deixa a semana mais curta. É possível que algumas instituições de ensino e serviços não funcionem na sexta-feira por conta da emenda com o feriado, o último do semestre.

Já no dia do feriado, deve ser movimentado para a comunidade católica de Curitiba. Neste dia acontece a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, na Avenida Cândido de Abreu. A confecção começa nas primeiras horas da manhã, com procissão durante a tarde.

A Arquidiocese de Curitiba espera reunir mais de 120 mil fiéis na programação que terá momentos na Catedral de Curitiba da Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, na Avenida Cândido de Abreu e na Praça Nossa Senhora de Salette, entre o Centro e Centro Cívico.

A data religiosa tem uma forte tradição na capital, que realiza as procissões desde 1721, sem nenhuma interrupção mesmo em tempos de pandemia.

A montagem dos dois quilômetros dos tradicionais tapetes artesanais ocorre a partir das 8h no dia 30 de maio e deve reunir cerca de 4 mil voluntários, das 140 paróquias que compõem a arquidiocese, além de instituições de ensino e seminários.

Das 8h às 14h30, haverá atrações artísticas e religiosas nos dois palcos montados nas praças Tiradentes e Nossa Senhora de Salette. Serão feitas visitas a hospitais e instituições sociais, com saída às 9h.

A Santa Missa na Praça Tiradentes está prevista para acontecer às 15h. Em seguida acontecerá a procissão na Av. Cândido de Abreu, com previsão de chegada na Praça Nossa Senhora de Salette às 17h40 para a benção do Santíssimo Sacramento. Depois haverá um show de encerramento com o padre Reginaldo Manzotti e convidados.