Uma intensa queima de fogos de artifício marcou o lançamento da 2ª Festa da Luz no setor histórico de Curitiba. A festa será realizada de amanhã até o domingo, e espera reunir cerca de 15 mil visitantes no Largo da Ordem. A festa é uma iniciativa do Instituto Gaudium, Ação Social do Paraná, Catedral Basílica e Igreja da Ordem, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e dos vereadores João do Suco e Julieta Reis. Os objetivos são o resgate da tradição, incentivar a revitalização do centro histórico, estimular a cultura da paz e contribuir com as ações de cultura, educação, meio ambiente e segurança.
Durante os três dias, o Largo da Ordem vai contar com feira de artesanato e gastronomia e comércios populares. O objetivo da organização é criar um fim de semana com muito lazer para as famílias, que seja divertido para crianças, jovens e adultos. Vários shows estão programados. Amanhã, na abertura da festa, a apresentação será com Almir Sater, mas no sábado e no domingo há uma extensa programação artístico e religiosa, além das barracas de artesanato e gastronomia.
No sábado, os shows começam logo às 11 horas, com a Banda Nicollaus, seguida pela Banda Versículos da Fé. No começo da tarde, Banda Essência, Shalom, Banda Nomine, Márcio Cruz e Banda HILL. Às 17 horas, tem Ato Litúrgico – Reflexão sobre a Paz, seguido do Espetáculo Paz grupo Jubac. A partir das 19 horas tem a Banda Le Figarro, Banda Big Time e Orquestra de Harmônicas.
No domingo a festa começa com missa e bênção das Famílias às 11 horas. Depois tem o Coral Meninos de Angola, e os Marionetes do Brasil e do Mundo. Às 15 horas, Orquestra Bagozzi, Grupo Folclórico Italiano Giardino D´Amori, Grupo Folclórico Espanhol, Grupo Folclórico Piccola Itália, Grupo Folclórico Árabe Masbha, Grupo Folclórico Neolea do Paraná, Espetáculo Musical Concreto Orgânico, Dupla Beto e Vanderson e a Dupla Fábio e Bruno. Às 20 horas tem o show com Álvaro e Daniel.
A festa — Curitiba é a capital social, modelo para muitas outras. Esta iniciativa das entidades organizadoras é uma maneira de chamar a atenção, mas também atuar junto com o poder público no cuidado com o patrimônio, afirmou o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul II. Além disto, de acordo com ele, o evento também representa uma opção saudável de lazer para as famílias.
A idealização da Festa da Luz surgiu a partir do desejo de se organizar um evento popular que resgatasse o sentido da comemoração da padroeira. Assim, lideranças cristãs unidas a alguns parceiros da esfera política e governamental criaram um grupo articulador em formato de rede, em que cada instituição contribui com seu talento e pontos fortes, relata o padre José Aparecido, coordenador geral da Ação Social do Paraná.
Fogos — O show de fogos na noite de ontem foi sincronizado com música e evoluções específicas para celebrar a 2ª Festa da Luz. O show com trilha musical exclusiva e desenvolvida para coreografar os fogos em danças e efeitos coloridos. A duração do show pirotécnico foi de 4 minutos.