Festa da Luz promove a paz e a revitalização do setor histórico

Segunda edição do evento foi lançada com queima de fogos no dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da Capital

Da Redação

Uma intensa queima de fogos de artifício marcou o lançamento da 2ª Festa da Luz no setor histórico de Curitiba. A festa será realizada de amanhã até o domingo, e espera reunir cerca de 15 mil visitantes no Largo da Ordem. A festa é uma iniciativa do Instituto Gaudium, Ação Social do Paraná, Catedral Basílica e Igreja da Ordem, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e dos vereadores João do Suco e Julieta Reis. Os objetivos são o resgate da tradição, incentivar a revitalização do centro histórico, estimular a cultura da paz e contribuir com as ações de cultura, educação, meio ambiente e segurança.
Durante os três dias, o Largo da Ordem vai contar com feira de artesanato e gastronomia e comércios populares. O objetivo da organização é criar um fim de semana com muito lazer para as famílias, que seja divertido para crianças, jovens e adultos. Vários shows estão programados. Amanhã, na abertura da festa, a apresentação será com Almir Sater, mas no sábado e no domingo há uma extensa programação artístico e religiosa, além das barracas de artesanato e gastronomia.

No sábado, os shows começam logo às 11 horas, com a Banda Nicollaus, seguida pela  Banda Versículos da Fé. No começo da tarde, Banda Essência, Shalom, Banda Nomine, Márcio Cruz e Banda HILL. Às 17 horas, tem Ato Litúrgico – Reflexão sobre a Paz, seguido do Espetáculo Paz grupo Jubac. A partir das 19 horas tem a Banda Le Figarro, Banda Big Time e Orquestra de Harmônicas.
No domingo a festa começa com missa e bênção das Famílias às 11 horas. Depois tem o Coral Meninos de Angola, e os Marionetes do Brasil e do Mundo. Às 15 horas, Orquestra Bagozzi, Grupo Folclórico Italiano Giardino D´Amori, Grupo Folclórico Espanhol, Grupo Folclórico Piccola Itália, Grupo Folclórico Árabe Masbha, Grupo Folclórico Neolea do Paraná, Espetáculo Musical Concreto Orgânico, Dupla Beto e Vanderson e a Dupla Fábio e Bruno. Às 20 horas tem o show com Álvaro e Daniel.

A festa — Curitiba é a capital social, modelo para muitas outras. Esta iniciativa das entidades organizadoras é uma maneira de chamar a atenção, mas também atuar junto com o poder público no cuidado com o patrimônio, afirmou o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul II. Além disto, de acordo com ele, o evento também representa uma opção saudável de lazer para as famílias.
A idealização da Festa da Luz surgiu a partir do desejo de se organizar um evento popular que resgatasse o sentido da comemoração da padroeira. Assim, lideranças cristãs unidas a alguns parceiros da esfera política e governamental criaram um grupo articulador em formato de rede, em que cada instituição contribui com seu talento e pontos fortes, relata o padre José Aparecido, coordenador geral da Ação Social do Paraná.
Fogos — O show de fogos na noite de ontem foi sincronizado com música e evoluções específicas para celebrar a 2ª Festa da Luz. O show com trilha musical exclusiva e desenvolvida para coreografar os fogos em danças e efeitos coloridos. A duração do show pirotécnico foi de 4 minutos.