
A festa para acompanhar a cerimônia do Oscar, na Rua Riachuelo, em frente ao Cine Passeio, no Centro de Curitiba, terminou em confronto. Em redes sociais, moradores reclamaram da ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, durante a madrugada dessa segunda-feira (dia 3). Em nota, a Guarda Municipal relatou que foi ao local para atender uma denúncia anônima de pichação e que foi recebida com garrafadas.
Clique aqui para assistir ao vídeo do confronto.
Veja a nota da Guarda Municipal de Curitiba:
“A Guarda Municipal foi acionada, na madrugada desta segunda-feira (03/03), para atender uma denúncia anônima de pichação, na Rua Riachuelo, perto do número 480. O cidadão enviou para a Guarda imagens do vandalismo. A pichação começou após o evento do Oscar, no Cine Passeio, que reuniu 5 mil pessoas, na noite deste domingo e transcorreu sem maiores problemas.
Durante a abordagem dos pichadores, os Guardas Municipais foram hostilizados. As equipes foram atingidas por garrafas e outros objetos atirados contra eles.
A Polícia Militar fez a dispersão do grupo.
Duas pessoas foram presas e encaminhadas para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil.
A prefeitura de Curitiba apoia e incentiva eventos culturais de rua, mas não irá tolerar ações de vandalismo e desordem em nossa cidade”.
Testemunha
Uma testemunha da ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar relatou o que viu no local. “A gente estava no Love City, na Riachuelo. Depois que a transmissão do Oscar acabou, fomos para lá e tinha bastante gente por ali. Quando era 1h45, vimos vários carros de polícia chegando. Eles vieram com muita velocidade, fazendo aquele barulho com os pneuas e pararam bem perto das pessoas, que se assustaram. E eles já fizeram aquelas prisões”, contou Victoria Vidal.
“Em seguida, veio a tropa de choque, com escudo e armas apontadas para as pessoas. Nos afastamos e fomos para perto da Praça 19. E esperando para ver. Aí jogaram a primeira bomba, que caiu bem ao meu lado. E começamos a correr. Uma parte foi para a Paula Gomes e outra parte para a Inácio Lustosa. E, nesse meio tempo, já jogaram a segunda boma. Ninguém estava resistindo. Não teve nenhum tipo de protesto. Foi uma violência desnecessária e descabida. Não tinha motivo nenhum para chegarem daquela forma, com truculência. Uma abordagem completamente desmedida”, completou Victoria. “Bizarro. Muito simbólico estar comemorando um Oscar que fala sobre a Ditadura Militar e a gente ser posto para correr num toque de recolher, com essa truculência”, comentou.