
Depois de um mês de junho marcado por quermesses e grandes eventos juninos, como a estreia do São João no Barigui, que teve ingressos esgotados e grande adesão do público, Curitiba entra no ritmo das festas julinas, prolongando o clima de arraial. Para quem perdeu as celebrações juninas ou quer repetir a dose, julho chega com uma agenda cheia de programações em diversos cantos da cidade.
- Férias de julho: veja atrações gratuitas e pagas para crianças em Curitiba
- Perdeu o de Santo Antônio? Curitiba tem bolo de santo o ano todo; veja quando e onde encontrar
Em Curitiba, as festas julinas mantêm o espírito de confraternização, com eventos culturais até encontros familiares com arrecadação para causas sociais. Confira abaixo as festas confirmadas para os próximos dias na capital:
Festa Julina Árabe
Neste fim de semana, a 21ª edição da Festa Julina Árabe será realizada na Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, no bairro Mercês. A expectativa é receber mais de 15 mil pessoas entre sábado e domingo.
O destaque vai para a gastronomia árabe, preparada especialmente pela comunidade. Serão servidos 550 quilos de shawarma, 5 mil esfirras, 150 quilos de grão-de-bico para falafel e 5 mil doces típicos. Além disso, o cardápio conta com bolo de São Jorge, quentão, chope e refrigerantes.
Serviço
Local: Rua Brigadeiro Franco, 375 – Mercês
Quando: 5 e 6 de julho
Horário: a partir das 12h
Festa Julina do Pequeno Cotolengo
Neste domingo (6), a partir das 10h, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo promove sua tradicional festa julina, com entrada gratuita e programação o dia todo.
O evento começa com missa e segue com atividades culturais e recreativas, incluindo a quadrilha com os assistidos da instituição, danças típicas, apresentações musicais e presença de personagens infantis. O tradicional churrasco do Cotolengo também será servido.
Serviço
Local: Rua José Gonçalves Júnior, 140 – Curitiba
Quando: domingo, 6 de julho
Horário: partir das 10h
Arraiá do Círculo Militar
O tradicional Arraiá do Círculo Militar do Paraná será realizado neste sábado (5), das 11h às 22h. O evento é aberto ao público em geral.
A festa contará com brinquedos infláveis, bingo, comidas típicas e música ao vivo, ocupando o espaço do Largo Bittencourt, no Centro da cidade.
Serviço
Local: Largo Bittencourt, 187 – Centro
Quando: sábado, 5 de julho
Horário: das 11h às 22h
Arraiá da Anita
A Associação Recreativa Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis promove neste domingo (6), a partir das 14h, mais uma edição do “Arraiá da Anita”, na Praça João Cândido, no Largo da Ordem.
O evento reúne expressões da cultura popular nordestina e atrações para todas as idades. O Bloco Garibaldis e Sacis fará apresentação com a quadrilha da Trupe Guará; apresentação de Adiel Luna com roda de coco. Além disso, haverá participações especiais com Ângelo Maranhão com Tambor de Criola; Balainha das Crianças, Cordeiros de São Benedito e o baile com Xaxados e Perdidos.
Serviço
Local: Praça João Cândido – Largo da Ordem
Quando: domingo, 6 de julho
Horário: partir das 14h
Festa do Provopar
O Provopar Estadual também realiza sua tradicional festa julina neste sábado (5), das 14h às 19h. O evento acontece na sede da instituição e conta com barracas de comidas típicas, brincadeiras, atrações para todas as idades e muita música.
Toda a renda arrecadada será destinada a projetos sociais, com destaque para a Campanha do Agasalho 2025. A entrada é gratuita.
Serviço
Local: Rua Hermes Fontes, 315
Quando: sábado, 5 de julho
Horário: as 14h às 19h
Festas julinas
A chamada “festa julina” nada mais é do que a extensão das festas juninas, tradicionalmente comemoradas em junho. Ambas têm origem em antigas celebrações pagãs do solstício europeu, posteriormente cristianizadas no Brasil como homenagens a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Com o tempo, essas festas ganharam elementos da cultura brasileira, como quadrilhas, fogueiras, comidas típicas e músicas regionais, e se tornaram parte do calendário cultural do país.