
Os festivais gastronômicos que acontecem em Curitiba são uma boa pedida para um almoço diferente neste domingo (28). São Pelo menos três que agitam a cidade. Tem comida ucraniana, torresmo e comidas especiais na Praça João Cândido, no Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba.
Festival no Centro Histórico: 16 barracas
O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que em 2024 chega à 12ª edição, é um deles. O festival traz como inovação uma feira gastronômica com 16 estabelecimentos. A programação do evento inclui atrações culturais diversas, com apresentações musicais, grupos folclóricos e artistas circenses, especialmente, voltadas para as crianças. A feira é ao ar livre, semelhante às feirinhas de bairro que são tradicionais em Curitiba. O Festival de Inverno de Curitiba acontece na Praça João Cândido.
Festejos da Ucrânia tem gastronomia típica
O Dia da Ucrânia é organizado desde 2015 em Curitiba pelo Grupo Folclórico Barvinok, ligado à Sociedade Ucraniana. Na 5ª edição, além da abertura com a obra de Denise Stoklos que homenageia a ucraniana Clarice Lispector, no dia 26 de julho, no Teatro da Reitoria, as comemorações também ocorrerão no Museu Oscar Niemeyer, nos dias 27 e 28 de julho (sábado e domingo), das 10h até 18h, com dezenas de atrações, como artesanato, dança, música e gastronomia.
Nas barracas típicas, alocadas no vão livre do MON, opções de bordados, porcelanas, pêssankas, bonecas de pano, artesanato em couro e madeira, o tradicional pastel varenyky, sopa de beterraba, bolachas decoradas, embutidos, entre outros, um destaque entre os festivais gastronômicos. Haverá também apresentações de grupos folclóricos de vários lugares do Paraná, Argentina e Canadá, em um palco montado especialmente para o evento.
A 5ª edição do Dia da Ucrânia em Curitiba é uma realização da Sociedade Ucraniana do Brasil com o Grupo Folclórico Barvinok, com o apoio institucional da Associação Interétnica do Paraná, da Embaixada da Ucrânia na República Federativa do Brasil, do Consulado Honorário da Ucrânia no Paraná e da Representação Central Ucraniano-Brasileira, com incentivo da Razão Imobiliária, Randon Rodoparaná e Timber, com produção da Unicultura Soluções Culturais e da Trento Edições Culturais.
As comemorações pelo Dia da Ucrânia é organizado desde 2015 em Curitiba pelo Grupo Folclórico Barvinok, ligado à Sociedade Ucraniana, acontecem no Museu Oscar Niemeyer. E neste domingo (28) acontecem até as 18 horas, com dezenas de atrações, como artesanato, dança, música e gastronomia.
Nas barracas típicas, alocadas no vão livre do MON, opções de bordados, porcelanas, pêssankas, bonecas de pano, artesanato em couro e madeira, o tradicional pastel varenyky, sopa de beterraba, bolachas decoradas, embutidos, entre outros. Haverá também apresentações de grupos folclóricos de vários lugares do Paraná, Argentina e Canadá, em um palco montado especialmente para o evento.
Torresmo e chope entre festivais gastronômicos
O Dia do Torresmo ainda acontece neste domingo das 10 às 20 horas (28.07, das 10hàs 20h) no estacionamento do Park Shopping Boulevard (BR 116, nº 16.303, Xaxim). Com entrada gratuita, é uma edição especial entre os festivais gastronômicos que celebra as iguarias à base de proteína suína repleta de sabores e entretenimento para toda a família.
O Dia do Torresmo reúne os maiores especialistas em carne suína e chope de Curitiba: a rede de franquias Porks, Rib Brasil, Essen Biergarten, CWB Barbecue, entre outros, além de uma programação musical especial com os maiores hits do rock nacional e internacional.
Ao todo serão preparadas 2 toneladas de torresmo por dia, além de, pelo menos, 3 toneladas de outros cortes de carne suína. Será uma oportunidade imperdível de experimentar diferentes tipos de torresmo e cortes variados de carne suína preparados com temperos especiais. Tudo isso para proporcionar ao público opções rápidas e acessíveis para todos os gostos, com valores a partir de R$14,99.