
O Festival Baranoff de Foguetemodelismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para a edição de 2025, que acontece de 21 a 24 de fevereiro no Campus Politécnico, em Curitiba.
O evento é aberto à comunidade interna e externa, sem taxa de inscrição. Contudo, interessados em observar e fotografar os lançamentos dos minifoguetes, que podem atingir centenas de metros de altura, devem se inscrever previamente no formulário disponível no site do evento.
Leia mais
- Gibiteca de Curitiba abre inscrições para cursos de desenho, HQ e ilustração
- Curso gratuito de artes plásticas abre incrições para novos participantes em Curitiba
Foguetemodelismo: de festival para o mundo
As possibilidades de participação ativa são como equipe, membro de equipe, minifoguete e colaborador.
Segundo a organização, o festival quer atender ao público que é fogueteiro iniciante ou com pouca experiência, especialmente a alunos do ensino fundamental e médio. Assim, tem como objetivo treinamento de novos membros de grupos universitários de foguetemodelismo.
“Temos casos de pessoas que participaram dos eventos em Curitiba quando eram universitários e agora estão em órgãos do governo, inclusive em empresas no exterior que fabricam e projetam foguetes”, conta o professor Carlos Henrique Marchi, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do Grupo de Foguetes Carl Sagan.
Crianças podem admirar festival de foguetemodelismo
Por outro lado, o festival é aberto também aos apaixonados por foguetemodelismo de todas as idades, níveis de estudo, estudantes e não estudantes. “Crianças adoram ver lançamentos de foguetes-modelos. É algo que as toca e elas acabam indo para áreas tecnológicas ou de exatas”, avalia Marchi.
Todas as informações sobre categorias de competição e inscrições estão disponíveis no site do evento.
Projeto Carl Sagan
O Grupo de Foguetes Carl Sagan atua na área experimental do desenvolvimento de minifoguetes, atuando em competições da prática — nas quais o modelo pode atingir quilômetros de altura — e em divulgação científica.
Além da atuação em competições, o grupo se dedica a divulgar o caráter de ciência e hobby do foguetemodelismo.
SERVIÇO
Festival Baranoff de Foguetemodelismo
Quando: 21 a 24/2
Onde: Campus Politécnico da UFPR (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba/PR)
Inscrições até 15/2 pelo site do evento (acessar o formulário para espectador do evento)