Saiba quem estará no tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba

Editada por Ana Ehlert
festival do centro historico

Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba será destaque do mês de agosto. (SMCS)

O tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba já data definida e lista dos participantes deste ano. Previsto na programação do Inverno Curitiba 2025, da Prefeitura da Capital, em parceria com instituições, será o destaque de agosto.

Leia mais:

Organizado pela Rede Empresarial do Centro Histórico, o  evento que chega na 13ª edição, vai oferecer gastronomia e diversão nos dias 2 e 3 de agosto na Praça João Cândido, mais conhecida por cartões-postais, o Palácio Belvedere e as Ruínas de São Francisco.

Festival de Inverno feira da culinária do Paraná

Durante os dois dias, o Festival de Inverno vai reunir em uma feira gastronômica estabelecimentos que integram a Rede e convidados. Serão comercializados pratos e quitutes da culinária paranaense com preços e sabores variados, bem como cervejas artesanais. Além disso, atrações culturais irão entreter o público com música, danças folclóricas e apresentações voltadas às crianças tanto no palco das Ruínas de São Francisco como na própria Praça João Cândido.

O 13º Festival de Inverno do Centro Histórico e toda a programação do Inverno Curitiba 2025 integram as ações do projeto Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central da cidade.

Maria Bonamigo, presidente da Rede, conta que neste ano o Festival de Inverno terá como tema “Sementes do Futuro”, mostrando que o evento está alinhado ao compromisso do prefeito Eduardo Pimentel, através do projeto de Curitiba de Volta ao Centro, de promover o redesenvolvimento da região central da capital.

“Mais uma vez estamos muito felizes em poder proporcionar ao público um Festival de Inverno repleto de atrações em uma das praças mais bonitas do nosso centro histórico. Como o Curitiba de Volta ao Centro, as ações da Rede buscam promover a ocupação permanentemente da região. Também será uma ótima oportunidade de moradores e turistas saborearem pratos de várias regiões do Brasil e do mundo que influenciam a gastronomia curitibana e conhecer toda a diversidade de opções ofertadas por estabelecimentos que integram a Rede”, reforça Maria Bonamigo.

Rede de empresários do Centro Histórico de Curitiba

Criada em 2012, a Rede Empresarial do Centro Histórico  reúne hoje 12 estabelecimentos do Centro e do São Francisco, atuando em conjunto para fortalecer o comércio da região. “A Rede nasceu da percepção dos empresários que, unidos, podemos compartilhar informações e articular por mudanças que beneficiem seus membros, a região central de Curitiba e a comunidade em geral’, salienta a presidente da Rede.

Além do Festival de Inverno, a entidade promove em outubro o Centro Histórico Divertido, programação especial para crianças, com espetáculos, oficinas criativas, contação de história, brincadeiras e outras atividades lúdicas no Memoria de Curitiba, estabelecimentos que integram a Rede e por todo o calçadão do Largo da Ordem.

Curitiba de Volta ao Centro

Desde o lançamento em 2025, a Rede Empresarial do Centro Histórico integra o Comitê do Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel para promover o redesenvolvimento da região central. A entidade também participa dos vários grupos temáticos que estão debatendo ações de curto, médio e longo prazos em áreas como de Segurança, Eventos, Cultura, Patrimônio Histórico e Habitação.

 “A Rede está comprometida com o Curitiba de Volta ao Centro. Assim como o prefeito Eduardo Pimentel, os empresários da região querem que o Centro volte a atrair famílias e os mais diferentes públicos”, reforça Maria Bonamigo. 

O projeto Curitiba de Volta ao Centro vem implementando, desde o seu lançamento em fevereiro, ações para tornar a região central mais segura, acolhedora  e atraente para moradores, comerciantes e investidores. Entre as iniciativas multissetoriais já sendo realizadas, destaque para a realização de eventos como o Domingo no Centro, a requalificação urbanística, a ampliação da segurança, o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social, a reocupação de imóveis, os incentivos ao comércio e a preservação histórica.

Lista dos estabelecimentos que estarão no Festival de Inverno do Centro Histórico