
O mês de fevereiro tem previsão de ser mais chuvoso e quente que janeiro. As características do verão estão acentuadas no Paraná: muito calor e pancadas de chuva isoladas em todas as regiões do Estado desde dezembro.
Para a primeira semana, a previsão do climatempo é de temperaturas acimas da média para o Oeste, Sudoeste, Noroeste, Norte, região central do Paraná. As temperaturas podem ficar, em média, entre 3 e 7 grau acima das normalmente registradas nesta época do ano. Essa onda de calor está prevista para parte do Paraná entre os dias 2 e 7 de fevereiro.

Mas, segundo a equipe de meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fevereiro chega intensificando ainda mais os padrões. O calor permanece, e a chuva pode ser menos isolada e mais generalizada em algumas regiões.
Chuva deve ser maior no Leste do Paraná
A climatologia de fevereiro ainda registra acumulados de chuva entre 100 e 140 mm no extremo Oeste, e entre 110 e 140 mm no Sudeste do Paraná. Da Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral, os acumulados em fevereiro aumentam progressivamente de 150 até 360 mm.
“As áreas da costa litorânea são as que registram, historicamente, maior acumulado de chuva em fevereiro”, ressalta Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
Em relação à série histórica dos acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, é esperada uma quantidade acima da média em todas as regiões paranaenses.
Na segunda semana do mês, os acumulados de chuva esperados devem se manter dentro da média para o período em todo o Paraná. Nas duas últimas semanas, áreas esparsas do Estado podem ultrapassar ligeiramente a média climatológica.
Em fevereiro, as temperaturas máximas devem ficar ligeiramente acima da média. A faixa da região Sul até a área Central do Estado é a menos quente, com máximas entre 26ºC e 28ºC. O calor será intenso, mas o mês terá vários momentos de trégua.