Conheça o Barão do Serro Azul, uma figura marcante da história de Curitiba

Evento na próxima semana homenageia homenageia Ildefonso Pereira Correia (1849-1894), o Barão do Serro Azul

Redação Bem Paraná
PREDIO DA ACP COM A  PINTURA DE ILDEFONSO CORREIA

Painel gigante na fachada da ACP lembra o Barão do Serro Azul (Franklin de Freitas)

Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, foi um dos nomes mais influentes do Paraná no final do século 19. Empresário do ramo da erva-mate e protagonista no cenário político, tornou-se um herói nacional durante a Revolução Federalista. Recebeu o título de barão em 1888 e é lembrado como visionário no desenvolvimento econômico e urbano de Curitiba. Foi o fundador da Associação Comercial do Paraná.

Para homenagear o legado do Barão, acontece a Semana do Barão, comemorada de 4 a 8 de agosto. Neste ano, o destaque da programação é o roteiro Erva-Mate Itinerante, um passeio inédito criado pela Fundação Cultural de Curitiba para levar o público aos principais marcos históricos e patrimoniais ligados ao ciclo da erva-mate na cidade e no estado.

O legado do Barão está estampado em diversos prédios históricos, como o Solar do Barão, antiga residência da família, e o edifício onde hoje funciona o Cine Passeio, originalmente sede da Impressora Paranaense, responsável por imprimir rótulos de embalagens de erva-mate.

Ildefonso morreu aos 44 anos, em 20 de maio de 1894, quando acabou executado com outros empresários durante uma viagem de trem para Paranaguá, em um episódio trágico da Revolução Federalista.

A história é retratada em livros e ganhou até mesmo uma produção cinematográfica, “O Preço da Paz”, com elenco estrelar, como Herson Capri (que interpretou o Barão), Lima Duarte, José de Abreu, Alexandre Nero, Giulia Gam e Camila Pitanga.

A Semana do Barão foi instituída em 2020 pela Câmara Municipal de Curitiba para lembrar a semana do aniversário de nascimento de Ildefonso (6 de agosto). A iniciativa é uma forma de valorizar sua memória e sua contribuição para a história da cidade. A programação inclui atividades educativas, culturais e patrimoniais em diversos espaços de Curitiba.

Passeio inédito percorre marcos históricos ligados ao Barão e ao ciclo da erva-mate

O roteiro Erva-Mate Itinerante, evento principal da Semana do Barão, inclui um passeio inédito criado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) aos principais marcos históricos e patrimoniais ligados ao ciclo da erva-mate na cidade e no estado.

O roteiro ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto, com saídas abertas ao público e inscrições disponíveis no Guia Curitiba. Com previsão de duas horas e meia, o passeio será realizado de ônibus, com capacidade para 30 pessoas por grupo.

A mediação será feita pela equipe da Ação Educativa da FCC, que guiará o público por 14 pontos estratégicos da indústria mateira em Curitiba, desde engenhos históricos até edifícios ligados à atividade econômica que marcou a formação da cidade.

A saída será do Solar da Glória, também conhecido como Palacete Bernardo da Veiga, onde o público já recebe as primeiras informações sobre a história da erva-mate e a trajetória do Barão do Serro Azul.
Além das datas abertas ao público, o roteiro também será oferecido durante a semana a estudantes de colégios municipais e estaduais e a instituições parceiras.

Roteiro do passeio Erva-Mate Itinerante: