barigui
O”Gigante” Barigui (Foto: Barigui José Fernando Ogura/SMCS)

Curitibano que se preze gosta de um parque. E a cidade tem 34 deles, além de inúmeras praças, bosques e jardins. De bosques são outros 15. Distribuídos estrategicamente por todas as regionais, são um atrativo para caminhadas, práticas esportivas, ou simplesmente um passeio ou piquenique. Se o dia for de clima ameno, melhor ainda.

Conhecidas como praia de curitibano, os parques estão sempre cheios, seja no verão ou inverno. Isso mesmo, muitos procuram os parques nas manhãs de inverno justamente por causa do frio.

De todos os parques, o mais famoso e frequentado também é o maior deles. “O Barigui, maior parque de Curitiba, ocupa 140 hectares do território de quatro bairros e fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano. É imbatível na preferência dos curitibanos – mesmo em dias de frio ou garoa e neblina – para desfrutar da natureza, fazer passeios, e principalmente para atividades esportivas”, diz o texto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelos parques da Capital.

E, futuramente, um novo parque vai entrar para a lista. No dia 22 de março, foi assinada a Ordem de Serviço para as obras do marco inicial da Reserva Hídrica do Futuro (RHF). A intervenção vai transformar 300 mil m² de área de antigas cavas de produção de argila e areia às margens do Rio Iguaçu, no Umbará, em um parque com espaços de convivência, lazer e esporte.

Serão R$ 4,5 milhões investidos em estruturas urbanas e equipamentos públicos que vão ajudar a promover a preservação da região. Prevê a interligação das antigas cavas de exploração de areia do Rio Iguaçu, que possuem potencial para formação de lagos de acumulação, para futura captação e uso da água.

Levantamentos preliminares indicam a capacidade de preservação de 43 bilhões de litros somente na área da RHF, dentro dos limites de Curitiba. (Com informações da Prefeitura de Curitiba).

Veja abaixo a relação do parques e bosques de Curitiba:

Parques e Bosques – Endereços e Horários

Dos 53 parques e bosques municipais de Curitiba, 49 são áreas estruturadas, com paisagismo e equipamentos, abertos; podem ser visitados e frequentados livremente. Outros 4 são projetados ou foram lançados. Quanto à Ópera de Arame, que desde 2012 está sob a responsabilidade de empresa privada, a concessionária é que estipula e informa o valor da entrada.   

ATENÇÃO!  Em atendimento às leis ambientais sobre Unidades de Conservação, para preservar a fauna aquática é proibido nadar e pescar em lagos, lagoas, margens de rio existentes em parques ou bosques da cidade.

Escala de horário vai até 22 horas

Para conforto e segurança dos seus usuários, o Departamento de Parques e Praças estabelece uma escala de horários, a ser observada pelos frequentadores da grande maioria das áreas, e que está limitada às 22h.

Outra regra que vale para a grande maioria dos 34 parques e 15 bosques disponíveis à visitação pública: funcionam a semana inteira. As grandes exceções são o Passeio Público, o Zoológico Municipal e o Jardim Botânico que atraem grande número de visitantes e estão fechados às segundas-feiras para serviços gerais de manutenção.

Bosques para Educação Ambiental

No caso do Bosque Reinhard Maack, o funcionamento é bem diferenciado porque a área é usada para Educação Ambiental: durante a semana, atende apenas grupos de crianças e jovens, de escolas públicas ou particulares, em visitas agendadas. Estas atividades só são possíveis com tempo seco. Nos finais de semana, aberto ao público em geral.

Escola Municipal de Sustentabilidade funciona no Bosque Zaninelli e também oferta aulas de Educação Ambiental. Inscrições no setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com a Secretaria Municipal da Educação.

Aberto de domingo a domingo

O Parque Tropeiros não fecha: está disponível de domingo a domingo e também nos feriados. A Universidade Livre do Professor, ali instalada, só recebe eventos municipais, não está aberta ao público.

Por sua vez, o Parque da Imigração Japonesa não abre aos sábados, domingos e segundas-feiras.

34 Parques (Incluindo o Jardim Botânico, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia e o Zoológico Municipal, na sequência, com características diferenciadas)

A maioria dos parques de Curitiba está aberta das 6h até 22h.

Nos parques São LourençoTanguá e Bacacheri o horário estendido vai até as 22h, com pistas de caminhada/corrida e área de outros equipamentos bem iluminados. Mesmo horário vale para o Barigui e o Tingui.

Quanto aos parques lineares Cajuru, Mairi, Mané Garrincha, Iberê e Rio Bonito do Tatuquara, ainda que muito próximos das casas de seus usuários, o recomendado é que seus equipamentos sejam utilizados até 22h.

Importante observar que a numeração utilizada na listagem abaixo pode não corresponder exatamente aos respectivos endereços, mas fornece as informações que mais se aproximam das áreas pretendidas, quando do uso de aplicativos de localização.

Parque Atuba: Rua Pintor Ricardo Krueger, n.º 550 (Atuba) – Das 6h às 20h, diariamente

Parque Bacacheri / Parque Gal. Iberê de Matos: Rua Rodrigo de Freitas, n.º 277 (Bacacheri) – Das 6h às 22h, diariamente

Parque Barigui: Avenida Manoel Ribas (Mercês), BR-277 (Santo Inácio), Avenida Cândido Hartmann (Bigorrilho) – 24 horas, diariamente

Parque Barreirinha: Avenida Anita Garibaldi, n.º 6100 (Barreirinha) – Das 8h às 18h, diariamente

Parque Caiuá: Rua Leopoldo Landal, n.º 1025, CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – Das 8h às 18h, diariamente

Parque Cambuí:  Rua Carlos Klemtz, s/n.º (Fazendinha) –  Das 6h às 22h, diariamente

Parque das Nascentes do Belém: Rua Rolando Salin Zappa Mansur, n.º 200 (Cachoeira) – Das 8h às 17h, diariamente

Parque das Pedreiras / Memorial Jaime Lerner / Ópera de Arame: Rua João Gava, n.º 970 (Pilarzinho) – Das 10h às18h, de terça a domingo; fechado ao público na segunda-feira, para serviços gerais de manutenção

Parque Diadema: Rua Leopoldo Landal, n.º 1263, CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – Aberto 24 horas, diariamente

Parque do Centenário da Imigração Japonesa / Memorial do Rio Iguaçu: Avenida Comendador Franco, s/n.º (Uberaba) – Das 6h às 18h, de terça a sexta-feira

Parque dos Tropeiros / Universidade Livre do Professor: Rua Maria Lúcia de Athayde Locker, n.º 840, CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – Das 6h às 20h, sábado, domingo e feriado

Parque Gomm / Memorial Inglês: Rua Bruno Filgueira, s/n.º (Batel) – Das 6h às 22h, diariamente

Parque Guairacá: Rua Luiz Carlos Bruginski, s/n.º (Fazendinha) – 24 horas, diariamente

Parque Italiano: Rua Hermenegildo Luca, n.º 3780 (Butiatuvinha) – Das 8h às 20h, diariamente

Parque Lago Azul: Rua Colomba Merlin, n.º 721 (Umbará) – Das 6h às 20h, diariamente

Parques Lineares Cajuru, Mairi, Mané Garrincha: – Até às 22h, diariamente

Parque Linear Municipal Yberê: – Até às 22h, diariamente

Parque Náutico: Avenida Mal. Floriano Peixoto, n.º 12.205 (Boqueirão) – Das 6h às 20h, diariamente

Parque Olímpico do Cajuru:  Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, n.º 510 (Cajuru) – Das 6h às 20h, de segunda a sábado

Parque Passaúna: Rua Ângelo Marqueto, n.º 2528 (Augusta) – Das 6h às 19h, diariamente

Parque Pinhal de Santana: Rua Delegado Bruno de Almeida, nº 5421 (Campo de Santana) – Das 8h às 19h, diariamente

Parque Rio Bonito do Tatuquara: Rua Alda Bassetti Bertholdi, n.º 1130 – 24 horas, diariamente

Parque São Lourenço / Memorial Paranista: Rua Mateus Leme, n.º 4817 (São Lourenço) – Das 6h às 22h, diariamente

Parque do Semeador: Rua Coronel Joaquim Antonio de Azevedo, nº 920  (Sitio Cercado) – Das 6h às 22h, diariamente

Parque Tanguá: Rua Oswaldo Maciel, n.º 97 (Taboão) – Das 6h às 22h, diariamente

Parque Tingui / Memorial Ucraniano: Avenida Fredolin Wolf, n.º 1799 (Santa Felicidade) – Das 6h às 20h, diariamente

Parque Tulio Vargas: Rua João Dembinski, n.º 826-898, CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – Das 8h às 20h, diariamente

Parque Vista Alegre: Rua Cel. João Maria Sobrinho, n.º 88 (Vista Alegre) – Das 8h às 20h, diariamente

Passeio Público: Rua Luiz Leão, nº 391 (Centro) – Das 6h às 20h, de terça a domingo; fechado ao público na segunda-feira, para serviços gerais de manutenção
 

Botânico, Museu de História Natural, Zoológico

Jardim Botânico*: Rua Engenheiro Ostoja Roguski X Av. Professor Lothario Meissner (Jardim Botânico) Das 6h às 19h30m, diariamente

Museu de História Natural do Capão da Imbuia**: Rua Benedito Conceição nº 407 X Rua Nivaldo Braga (Capão da Imbuia) Das 9h às 16h45, de terça a domingo; fechado ao público na segunda-feira, para serviços de manutenção

Zoológico Municipal***:  Rua João Miqueletto, n.º 1500 (Alto Boqueirão – Das 10h às 16h, de terça a domingo; fechado ao público na segunda-feira, para manutenção das instalações    

*Administrado pelo Departamento de Produção Vegetal

** e ***Vinculados Departamento de Proteção e Conservação da Fauna.

São 15 Bosques

Os horários de funcionamento dos Bosques de Curitiba são bem divesificados: são limitados

Bosque Alemão / Memorial Alemão: Rua Schubert, n.º 171 (Vista Alegre) – Das 8 às 20h, todos os dias. 

Bosque Capão da Imbuia / Museu de História Natural: Rua Prof. Benedito Conceição, n.º 407 (Capão da Imbuia). Das 9h às 16h45, de terça a domingo; fechado ao público na segunda-feira, para serviços gerais de manutenção

Bosque de Portugal: Rua Fagundes Varela, n.º 774 (Jardim Social) – Das 7h às 21h, diariamente

Bosque do Trabalhador: Avenida das Indústrias, n.º 375. CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – Das 8 às 17 horas, diariamente, enquanto o Meio Ambiente define como conciliar a proteção de espécies e o uso público

Bosque dos Mundiais: Rua Itajubá, n.º 1001 (Portão) – 24 horas, diariamente

Bosque Dr. Martim Lutero /  Bosque Boa Vista: Rua Holanda, n.º 983 (Boa Vista) – Das 6h às 20 horas, diariamente

Bosque Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, n.º 1989 (Fazendinha) – Das 8h às 18h, diariamente

Bosque Gutierrez / Memorial Chico Mendes: Rua Gaspar Carrilho Júnior, n.º 73 (Vista Alegre) – Das 8h às 18h, diariamente

Bosque Irmã Clementina: Rua Paulo Friebe, nº 13 – Bairro Alto – 24 horas, diariamente

Bosque Papa João Paulo II / Memorial Polonês: Rua Wellington de Oliveira Vianna, n.º 33 (Centro Cívico) – Das 6h às 18h, diariamente

Bosque Pilarzinho /  Parque Pilarzinho / Parque Primavera: Rua Manif Tacla, n.º 535 – Pilarzinho – 24 horas, diariamente

Bosque Prof.Erwin Gröger: Rua Benedito Correia de Freitas, n.º 67 (Abranches) – Das 8h às 18h, diariamente

Bosque Reinhard Maack / Bosque Tapajós: Rua Waldemar Kost, n.º 2387 (Hauer) – Das 8h30 às 16h30, de terça a sexta-feira (visitas agendadas de escolas, para crianças de até 12 anos). Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, aberto ao público em geral, sem precisar marcar. Só em dias secos. Segunda-feira fechado para serviços gerais de manutenção

Bosque São Nicolau: Rua Professor José Rodrigues Vieira Neto, n.º 201, CIC (Cidade Industrial de Curitiba) – 24 horas, diariamente

Bosque Zaninelli / Escola Municipal de Sustentabilidade: Rua Victor Benato, n.º 250 (Pilarzinho) – Das 8h às 18h, diariamente

Outros 4 Parques são projetados ou foram lançados: Colina do Abranches, Manacá (bairro Cachoeira), São Francisco de Assis (Taboão) e  Parque Paleontológico Formação Guabirotuba – Geossítio de Curitiba (CIC).  

 

Bosque Italiano é da Mitra Diocesana

Atenção: o Bosque São Cristóvão, também conhecido por Bosque Italiano, não é de propriedade do Município; pertence à Mitra Diocesana de Curitiba.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Manias e particularidades do curitibano é um dos cadernos que comemoram os 41 anos do Jornal Bem Paraná em 2024. Procuramos 41 tópicos que mostram um pouco do que é o povo curitibano, suas “esquisitices”, modos de agir, lugares e formas características. Cada um destes 41 tópicos serão publicados até a data de aniversário do jornal.