A última superlua de 2024 e o ápice da chuva de meteoros Leonídeos são atração especial no céu do Paraná neste fim de semana. Na Grande Curitiba, as condições climáticas podem impossibilitar a visualização da Superlua, mas pode haver condições de ver a chuva de meteoros. Em Foz do Iguaçu e Cascavel, segundo o Simepar, há chance de os moradores curtirem os eventos, assim como no Litoral do Paraná.
Leia mais
Hora da superlua
Nesta sexta (15), teremos uma superlua cheia. Nessa data, a lua cheia estará maior e mais brilhante, pois estará perto de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da Lua Cheia vai variar conforme o fuso horário, mas em horário de Brasília a Lua Cheia vai ocorrer precisamente às 18h28min.
Já a chuva de meteoros Leonídeos tem pico previsto para as primeiras horas de domingo (17), quando cerca de 10 meteoros poderão ser vistos a cada hora no céu, segundo informações do Observatório Nacional (ON).
Visualização depende do tempo
Os dois fenômenos poderão ser vistos a olho nu. A recomendação é buscar locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques. Telescópios e binóculos podem auxiliar na observação, mas não são essenciais.