
Após uma semana de temperaturas mais amenas e chuva em quase todas as regiões do Paraná, o fim de semana será marcado pelo calor intenso e temporais isolados, com risco de granizo em algumas cidades. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o forte aquecimento previsto para a tarde de domingo antecede a chegada de uma frente fria na manhã de segunda-feira (6).
Em outubro, até agora, as temperaturas no Estado têm sido moderadas, sem mínimas abaixo de 12°C nem máximas acima de 31°C. Nesta sexta-feira (3), a chuva persiste nas regiões Oeste e Sudoeste, com acumulados superiores a 10 mm em cidades como Cruzeiro do Iguaçu e Planalto antes das 8h. Também chove de forma isolada nos Campos Gerais, Norte e Noroeste.
Fim de semana no Paraná: temporais e calor
Durante a tarde, o sol aparece em algumas regiões do interior, elevando as temperaturas. No Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, os termômetros podem superar 30°C. Já na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais, a chuva deve continuar ao longo do dia, com trovoadas isoladas à tarde e à noite.
No sábado, a chuva deve se concentrar na madrugada, com possibilidade de temporais isolados no Centro-Sul, Sudeste e Região Metropolitana de Curitiba, incluindo rajadas de vento, raios e granizo, segundo o meteorologista Leonardo Furlan.
No domingo, o sol predomina e o calor aumenta em todo o Estado. As temperaturas mais altas são esperadas no Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, podendo chegar a 38°C e até 40°C em algumas cidades. Nas demais regiões, os termômetros devem ultrapassar os 30°C, inclusive em Curitiba, com máxima de 32°C.
Frente fria derruba calor no Paraná
O aquecimento intenso antecede a chegada da frente fria, que começa a provocar aumento de nuvens e chuvas na manhã de segunda-feira no Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. As instabilidades avançam ao longo do dia, concentrando temporais na metade sul do Estado, enquanto a metade norte ainda registra calor elevado.
De acordo com o Simepar, este padrão de calor intenso seguido de temporais isolados é típico da primavera e deve se manter ao longo do mês. O órgão monitora 399 municípios do Paraná com 120 estações automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.
Informações detalhadas sobre temperatura, chuvas, vento e umidade estão disponíveis no site www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia.