As obras de construção de duas bacias no Rio Atuba, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, começam nesta segunda, 24. O prefeito Eduardo Pimentel acompanha, às 16 horas, o início dos trabalhos que integram o esforço do município em reduzir os impactos pelas chuvas, cada vez mais fortes em decorrência das mudanças climáticas nos bairros da Capital e municípios metropolitanos.
Leia mais:
As obras serão construídas em parceria com prefeitura de Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, uma vez que o Rio é o limite entre os dois municípios.
As estruturas de macrodrenagem vão reter 130 mil metros cúbicos de água, o que será essencial para, nos momentos de pico de chuvas. Com isso, as bacias irão represar parte da vazão do rio e reduzir os impactos na população que tem sofrido com as fortes chuvas.
Para se ter uma ideia da importância da contribuição das novas estruturas ao sistema de drenagem da região, o volume que ficará retido nas bacias daria para encher cerca de 52 piscinas olímpicas ou ainda 130 milhões de caixas d’água de 1.000 litros.
Posteriormente, todo esse volume será escoado lentamente para o rio, reduzindo a pressão sobre o sistema de drenagem e prevenindo alagamentos em ruas e casas.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, esteve reunida como o secretário municipal de Obras Públicas de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, para tratar dos detalhes da obra em reunião realizada na sede da Prefeitura de Pinhais, em 18 de fevereiro.
Limpeza do Rio Atuba
Desde 30 de janeiro, a prefeitura de Curitiba trabalha com o desassoreamento do Rio Atuba. A intervenção começou na confluência do Rio Atuba com o Rio Bacacheri, nas proximidades da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Bairro Alto.
A partir do termo e cooperação entre os municípios, o trabalho será intensificado, com a entrada de mais equipes de limpeza no rio, coordenados pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria de Obras Públicas de Curitiba. No lado oposto, a Prefeitura de Pinhais entrará com três equipes de limpeza no leito. O trabalho também será feito nas margens.
A limpeza e o desassoreamento do Rio Atuba fazem parte de um conjunto de medidas preventivas da Prefeitura de Curitiba para enfrentar períodos de chuvas intensas e minimizar transtornos para a população.