Fiscalização flagra 14 gatos em gaiolas sem higiene no Centro Cívico, em Curitiba

Os animais eram mantidos em gaiolas pequenas em uma casa na Rua Matheus Leme

Editada por Isabelle Sales
00506593

Foto: Isabella Mayer/SECOM

Uma denúncia anônima levou agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) até uma casa próxima à Rua Mateus Leme, no Centro Cívico de Curitiba, onde 14 gatos eram mantidos em gaiolas pequenas e em condições precárias de higiene.

A primeira vistoria aconteceu no dia 20 de julho. Na ocasião, os fiscais deram uma semana de prazo para que o responsável pelos animais construísse um espaço adequado e limpo, sob risco de resgate e encaminhamento para adoção.

Ao retornar nesta segunda-feira (28), os agentes encontraram melhorias significativas: foram construídos vários gatis com espaço suficiente, áreas limpas para descanso, alimentação e água. Com isso, os animais puderam permanecer no local. No entanto, novas visitas serão feitas para garantir que as condições sejam mantidas e os bichos continuem bem cuidados.

Como denunciar maus-tratos


Qualquer pessoa pode denunciar situações parecidas. Basta entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156 ou pelo chat online da Central 156. Os casos são averiguados pela Rede de Proteção Animal, que pode conscientizar os tutores ou resgatar os bichos, se necessário.