Defesa Civil do Paraná enviou ontem. de Curitiba, material para apoio aos municípios de Antonina e Morretes, após solicitação das prefeituras. As duas cidades foram prejudicadas pelas chuvas de sexta e sábado (07 e 08), que afetaram também Guaratuba e Paranaguá. Foram encaminhados 300 kits de higiene e 300 kits de limpeza para Morretes e 320 de cada para Antonina.
Governo do Estado montou uma força-tarefa com mais de 100 homens para atuar nessas cidades, com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiais, militares e aeronaves, além de servidores dos municípios e da Polícia Rodoviária Federal. Um homem morreu em Guaratuba e uma pessoa está desaparecida.
“Estamos com uma estratégia para atendimento e apoio aos municípios do Litoral e às pessoas que foram atingidas. Esse trabalho vai seguir ao longo da semana, temos equipes da Defesa Civil mobilizadas tanto no barracão onde ficam esses itens como na organização das doações e nos municípios”, disse o capitão Marcos Vidal, porta-voz de Defesa Civil estadual.
De acordo com ele, a Defesa Civil continua monitorando a situação em campo para dar todo o suporte necessário às famílias e aos municípios.
Durante todo o sábado (08), uma equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) se reuniu com técnicos e gestares da Assistência Social das cidades mais atingidas para orientar sobre como usar os recursos do Piso Único de Assistência Social, valores repassados pelo Estado a cada três meses aos 399 municípios do Paraná para ações nesta área.
O dinheiro já está nas contas dos municípios e, em situações como esta, pode ser destinado para ações como acolhimento de pessoas desabrigadas em hotéis e pousadas, compra de itens de alimentação e higiene, entre outros.
As cidades mais atingidas são Paranaguá, Guaratuba, Antonina e Morretes, e Matinhos com menor intensidade. Juntos, os municípios têm em suas contas destinadas para esse fim mais de R$ 450 mil.
Uma equipe técnica da Sefef ficará à disposição dos municípios de forma on-line. Outras farão as orientações e auxiliarão os gestores de forma presencial, desde ontem.
Chuva dá um tempo, mas há previsão de onda de calor
Após dias seguidos de chuva, estragos no Litoral do Paraná, a semana começa com predomínio de Sol, com maior cobertura de nuvens na Grande Curitiba, Litoral do Paraná e Campos Gerais no amanhecer. Segundo o Simepar, as chuvas isoladas e irregulares acontecem no interior, em especial no Noroeste e Norte Central, na divisa com SP. As temperaturas máximas seguem acima dos 30°C na maioria das regiões, podendo ultrapassar facilmente os 35°C entre o sudoeste e noroeste.
Já o MetSul alerta para fortes ondas de calor do Sul em direção ao Sudeste. E, embora o Rio Grande do Sul esteja sob os alertas mais graves, Santa Catarina e Paraná podem registrar forte calor nos próximos dias. As previsões são de temperaturas entre 3ºC e 7ºC acima das médias registradas. Os municípios mais afetados devem ser os mais próximos da divisa com Santa Catarina.
Em Curitiba, por exemplo, a temperatura máxima deve oscilar entre 28 e 30 graus durante toda a semana, com pancadas de chuva a partir de quinta (13). No Litoral, a máxima deve variar entre 30 e 32 graus. E o melhor: só deve chover a partir de sexta (14).
Conforme o MetSul, até quarta, o extremo Oeste catarinense e cidades do Leste do estado, em particular do Sul de Santa Catarina, devem ter dias de muito calor intenso. Há previsão de temperaturas ao redor de 40ºC, especialmente na terça, 11.