graso2
Operação da Polícia Federal apura fraude em cargas de grãos no Paraná e Mato Grosso.(PF)

Fraudes em cargas de grãos são alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta terça, 17, no Paraná e Mato Grosso. São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão para apurar e reprimir fraudes na adulteração de cargas de grãos.

Leia mais:

A operação Grãos Limpos e Grãos Puros contam com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) representado pelo Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (VIGIFRONTEIRAS) bem como pelo Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários.

Fraudes em carga de grãos são alvo em cinco municípios do Paraná

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas investigadas pelas irregularidades. As ordens judiciais foram executadas simultaneamente nos municípios de Cuiabá/MT; Toledo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Pontal do Paraná e Morretes, no estado do Paraná.

Uma pessoa foi presa em flagrante

A ação contou com a participação de 15 equipes, compostas por 57 policiais federais. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsificação, fraude no comércio, associação criminosa, entre outros.

PCPR fez operação similar em maio no Paraná

A Polícia Civil (PC-PR) no final de maio deste ano realizou uma operação contra grupo suspeito de furtar, adulterar e revender ilegalmente cargas de soja e fertilizantes no Paraná.

Segundo as investigações, os criminosos misturavam areia à soja desviada, causando prejuízos superiores a R$ 15 milhões e comprometendo a qualidade de produtos exportados, colocando em risco a credibilidade do Brasil no mercado internacional. Fertilizantes também eram adulterados, com a adição de materiais como calcário e silicato.

A ação ocorre em Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul, Congonhinhas, Nova Fátima e também em Goiânia (GO).