O Ministério Público do Paraná (MPPR), com apoio do Gaeco de Curitiba, deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Facade, visando desarticular uma associação criminosa especializada em fraudes em licitações públicas no município de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão na Capital e nos municípios de Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré e Pinhais. Durante a operação, uma pessoa foi presa com uma quantidade significativa de drogas.
Esquema de empresas de fachada e sócios ocultos
As investigações indicam que o grupo criminoso atua desde pelo menos 2020, com prejuízos ao erário que já ultrapassam R$ 13 milhões. Segundo apurado, empresas ligadas a familiares dos envolvidos eram contratadas repetidamente pelo município, em desacordo com a lei.
Há indícios de sócios ocultos e empresas de fachada para prestação de serviços em áreas como saúde, assistência social e obras públicas.
Medidas judiciais e sigilo da investigação
Os mandados foram expedidos pelo juiz de garantias de Bocaiúva do Sul. Por determinação judicial, os nomes dos suspeitos e outros detalhes permanecem sob sigilo, até que a Justiça autorize a divulgação das informações.