Frente fria avança pelo Paraná com risco de temporais; semana deve ter frio e mínimas invertidas

Primeira semana de agosto começa instável, com ocorrências de chuvas, e termina gelada. As temperaturas mais baixas serão na sexta, sábado e domingo de Dia dos Pais, conforme previsão do Simepar

Isabelle Sales
FRIO E  CHUVA

Frio em Curitiba (Franklin de Freitas)

O domingo (3) teve céu coberto por nuvens em diversas regiões do Paraná. Esse cenário é apenas o início das mudanças provocadas pela aproximação de uma frente fria, que deve trazer chuvas intensas, rajadas de vento e até granizo nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu dois alertas de tempestade para o estado. O primeiro, de nível amarelo, prevê pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm ao longo do dia, com ventos de até 60 km/h e risco de queda de granizo.

Já o segundo, de nível laranja, indica que as chuvas podem chegar a 100 mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h. As regiões mais afetadas, segundo o alerta, devem ser o Noroeste e o Sudoeste do Paraná. O aviso também chama atenção para possíveis quedas de árvores, cortes de energia, estragos em plantações e pontos de alagamento.

Primeira semana de agosto começa instável e termina gelada

A previsão é de que a instabilidade continue nos próximos dias. A segunda-feira (4) será de céu fechado e chuvas ocasionais em praticamente todo o estado. Na terça e quarta-feira, o clima segue parecido, com predomínio de nuvens e temperaturas mais amenas, resultado direto da instabilidade atmosférica.

A maior chance de chuva na terça (5) se concentra entre o Centro e o Leste do Paraná. Já na quarta-feira, o interior pode ter algumas aberturas de sol, mas o tempo segue fechado em regiões como Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Leste, com possibilidade de garoa ou chuva fraca. As temperaturas permanecem um pouco mais elevadas apenas no norte do estado.

Na sexta e sábado, a chuva volta a se espalhar pelo Paraná, com volumes mais significativos entre os Campos Gerais e o Leste. Mas o destaque fica por conta da mudança brusca no tempo. A partir de sexta, uma massa de ar frio e seco avança pelo estado, derrubando as temperaturas mínimas, principalmente nas regiões do Sul.

Em algumas localidades, inclusive, a temperatura mais baixa do dia pode ocorrer durante a noite, um fenômeno conhecido como inversão térmica de mínimas.

Em General Carneiro, por exemplo, as mínimas no sábado e domingo devem ser de 3º e 2º, respectivamente. Em Curitiba, a previsão também é de fim de semana gelado, com máxima de 16º e mínima de 4ºC no domingo de Dia dos Pais. A previsão é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), e pode sofrer alterações no meio da semana.

Veja a previsão semanal para Curitiba: