chuva
(Foto: Fernando Frazão/ABr)

A “chuvarada” chegou ao Paraná. Na virada de sexta-feira (7 de dezembro) para sábado (8) uma frente fria chegou ao estado, elevando a possibilidade para ocorrência de tempestades (chuvas, raios e ventos fortes) em boa parte do estado.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), desde a meia-noite todas as regiões do estado registraram volumes acumulados de chuva. No entanto, os maiores volumes foram verificados nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste e Leste.

A previsão, inclusive, é que a instabilidade persista no domingo, quando a atuação da frente fria que chegou hoje ao Paraná ainda deve se aliar ao ingresso de calor e umidade desde o norte do Brasil.

“Nestas condições, o tempo segue muito instável no estado, com chuvas em vários momentos. Na ‘metade sul’ paranaense os acumulados de precipitação podem alcançar os 100 mm em alguns municípios. Mais ao norte, próximo a São Paulo, fica mais abafado, mas com risco de tempestades”, alerta o Simepar.

Chuva também em Curitiba

Em Curitiba, já chove desde o começo do dia. E a previsão é que continue assim durante todo o final de semana, com possibilidade de precipitações a qualquer momento.

Para o sábado, a previsão é que a temperatura na cidade permaneça bastante elevada, com os termômetros variando entre 20 e 23ºC. A precipitação prevista, por sua vez, é de 23,2 milímetros.

Já no domingo, a temperatura cai e deve variar entre 16 e 21ºC. Há possibilidade, também, de chuva mais intensa, uma vez que a precipitação acumulada pode alcançar 64,9 mm.