
O veranico se despende neste sábado, 23, com calor de 28ºC, e domingo, 24, será gelado em Curitiba. As temperaturas devem oscilar entre 10ºC e 13ºC. No entanto, o frio não deve ficar muito tempo na Capital apesar dele fechar o mês de agosto. No último dia, 31, a máxima deve ser de 22ºC e setembro chega com temperaturas mais altas, com previsão de 31ºC em Curitiba, logo nos primeiros dias.
Leia mais
- Ponte de Guaratuba: com data e evento previstos de inauguração, estais desenham a ‘cara’ da obra
- Paraná terá calor de 33°C, ventos fortes e chegada de frente fria
Segundo o Simepar, no dia 1º setembro (segunda), a temperaturas oscilarão entre 13ºC e 24ºC, no dia 2 (terça), entre 17ºC e 25ºC; dia 3 (quarta) chega com 15ºC e á tarde vai a 25ºC e, no dia 4 de setembro, o calorão volta com máxima de 31ºC. A quinta já chega quente com mínima de 16ºC.
Inmet tem seis alertas para o Paraná; saiba
A passagem desta frente fria pelo Paraná favorece a formação de instabilidades no oeste/sudoeste paranaense, com deslocamento para municípios do centro-sul do estado, em especial na divisa com Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas para intempéries para Paraná, com validade até este domingo, 24. Dois são de alertas para ventos de até 90km/h que podem atingir a Costa do Paraná e de até 60km/h, no Oeste, Norte, Noroeste, Centro e Campos Gerais.
Um é para risco de tempestades com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta é válido para Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Norte Catarinense, Vale do Itajaí.
A região Leste do estado está sob alerta laranja do Inmet, válido até a manhã de segunda-feira (25), que prevê queda superior a 5 ºC nas temperaturas.
Calor, tempestade e frente fria no sábado
Segundo Furlan, na região de Matelândia, houve ocorrência de tempestades mais intensas, com raios e trovoadas e potencial para granizo e ventania.
As máximas no Paraná se aproximam dos 30 °C no litoral, em função dos ventos, que ao descerem a Serra do Mar, aquecem o ar a sota-vento da Serra, elevando rapidamente as temperaturas. “É o processo de aquecimento adiabático, quando o ar é “comprimido” de uma região mais elevada, para uma região mais baixa, como o litoral, onde a pressão do ar é mais alta. Mas no meio da tarde, em função da frente fria, os ventos mudam de direção e as temperaturas reduzem”, diz Furlan.