Frente fria deixa domingo gelado em Curitiba; mas calor de 31º graus já tem data para voltar

Ana Ehlert
00477612

Nova onda de calor, deve elevar temperaturas até 31ºC em Curitiba, após passagem de frente fria. Na imagem, termômetro do Parque Barigui. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

O veranico se despende neste sábado, 23, com calor de 28ºC, e domingo, 24, será gelado em Curitiba. As temperaturas devem oscilar entre 10ºC e 13ºC. No entanto, o frio não deve ficar muito tempo na Capital apesar dele fechar o mês de agosto. No último dia, 31, a máxima deve ser de 22ºC e setembro chega com temperaturas mais altas, com previsão de 31ºC em Curitiba, logo nos primeiros dias.

Leia mais

Segundo o Simepar, no dia 1º setembro (segunda), a temperaturas oscilarão entre 13ºC e 24ºC, no dia 2 (terça), entre 17ºC e 25ºC; dia 3 (quarta) chega com 15ºC e á tarde vai a 25ºC e, no dia 4 de setembro, o calorão volta com máxima de 31ºC. A quinta já chega quente com mínima de 16ºC.

Inmet tem seis alertas para o Paraná; saiba

A passagem desta frente fria pelo Paraná favorece a formação de instabilidades no oeste/sudoeste paranaense, com deslocamento para municípios do centro-sul do estado, em especial na divisa com Santa Catarina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas para intempéries para Paraná, com validade até este domingo, 24. Dois são de alertas para ventos de até 90km/h que podem atingir a Costa do Paraná e de até 60km/h, no Oeste, Norte, Noroeste, Centro e Campos Gerais.

Um é para risco de tempestades com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta é válido para Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Norte Catarinense, Vale do Itajaí.

A região Leste do estado está sob alerta laranja do Inmet, válido até a manhã de segunda-feira (25), que prevê queda superior a 5 ºC nas temperaturas.

Calor, tempestade e frente fria no sábado

Segundo Furlan, na região de Matelândia, houve ocorrência de tempestades mais intensas, com raios e trovoadas e potencial para granizo e ventania.

As máximas no Paraná se aproximam dos 30 °C no litoral, em função dos ventos, que ao descerem a Serra do Mar, aquecem o ar a sota-vento da Serra, elevando rapidamente as temperaturas. “É o processo de aquecimento adiabático, quando o ar é “comprimido” de uma região mais elevada, para uma região mais baixa, como o litoral, onde a pressão do ar é mais alta. Mas no meio da tarde, em função da frente fria, os ventos mudam de direção e as temperaturas reduzem”, diz Furlan.