
Nesta terça, 22, o tempo segue estável no Paraná. No Oeste, não são descartadas chuvas isoladas em alguns pontos. No entanto, a formação de uma frente fria associada com um sistema de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul, já provoca mudanças no tempo nesta terça no Litoral do Estado e, a partir desta quarta, 23, pode trazer de volta a chuva a todo o Paraná.
A quinta é para ter registro de grandes volumes de água. Segundo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pode chover até 75 mm entre a quarta e quinta. Mas no sábado, 26, o tempo deve voltar a ficar firme novamente.
As máximas do sábado podem chegar a 27ºC em Paranavaí, 26ºC em Umuarama e Guaíra. Em Curitiba, faz 13ºC de mínima e 22ºC de máxima. Em Paranaguá, 18ºC e 24ºC
Em Curitiba, a terça chegou com muitas nuvens e mínima de 13,4ºC. A madrugada começou marcada pela presença de uma densa camada de nuvens baixas, que se estendia do Centro-Sul do estado até os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.
Quarta tem chuva prevista
A circulação de um sistema de alta pressão presente na altura do Rio Grande do Sul, que transporta umidade do oceano para o continente através dos ventos que sopram em sentido anti-horário. Esse sistema provoca mudança no clima começa a partir de quarta-feira (23), quando um sistema de baixa pressão atmosférica deve se formar sobre o estado.
Na quarta, o retorno das chuvas é esperado sobre o Paraná. A aproximação de um cavado – sistema alongado de baixa pressão – que estenderá desde o Paraguai, nordeste da Argentina e Mato Grosso do Sul até as proximidades da faixa oeste do Estado, favorecerá o avanço gradual de instabilidades, com as primeiras pancadas de chuva previstas para o setor oeste.
Pela manhã, as temperaturas mínimas ainda serão observadas entre o Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste, Campos Gerais e RMC, com valores entre 10ºC e 13ºC. À tarde, as máximas se aproximam dos 30ºC em algumas cidades do Sudoeste, Oeste Noroeste.
Na quinta, a atuação conjunta do cavado e o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil intensificarão as instabilidades sobre o Estado. As chuvas se espalharão de forma mais abrangente ao longo do dia, com risco de temporais localizados, especialmente entre as faixas oeste e norte. Acumulados mais expressivos são esperados de forma generalizada sobre a faixa centro-sul do Estado.
Nas demais regiões, esses volumes poderão ocorrer de maneira mais pontual, associados a núcleos isolados de chuva forte. Devido ao deslocamento do sistema frontal pelo oceano em direção a região Sudoeste do Brasil, para a sexta ainda há possiblidade de pancadas isoladas no Leste e na faixa norte do Paraná, mas sem ocorrência de chuvas significativas.
No sábado a previsão é de tempo firme