frio
Fim de semana deve ter amanhecer gelado no Paraná, mas sol aparecer à tarde. (AEN)

A frente fria que atua no Paraná desde esta quinta,17, deixou a manhã gelada no Paraná. As temperaturas caíram gradativamente e nesta sexta (18) o amanhecer foi ainda mais frio em praticamente todas as regiões paranaenses: 16 cidades registraram as temperaturas mínimas mais baixas do mês. E assim deve ser o fim de semana.

Leia mais:

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana será de amanhecer gelado, mas com predomínio de sol.  

Temperatura invertida, com mais frio à noite

Na quinta feira (17) ocorreu temperatura mínima invertida, ou seja, as menores temperaturas do dia foram registradas a noite, e não no amanhecer, justamente por conta da chegada da massa de ar frio ao longo do dia.

O declínio nas temperaturas foi de de cerca de 10°C ao longo do dia em algumas cidades, como por exemplo em Altônia, que foi de 22,5°C à 0h para 9,6°C às 22h; Santa Helena: de 20°C à 0h para 10,4°C às 22h; São Miguel do Iguaçu: de 21,2°C à 0h para 8,9°C às 22h. Ubiratã: de 18,4°C à 0h e as 22h para 8,5°C às 22h.

Sexta chegou gelada

Nesta sexta-feira (18) o dia amanheceu com temperaturas abaixo de 10°C em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro e do Litoral – que terão o mesmo resfriamento ainda ao longo do dia. As temperaturas mais baixas foram em Palotina (1,1°C), Ponta Grossa (3,1°C) e Palmas (3,4°C). Apenas no período entre as 6h e as 8h, na Capital, a temperatura caiu de 7,4°C para 6,9°C.

“Em média, o dia começou com temperaturas entre 5°C e 6°C medidas nos termômetros, mas o vento tem contribuído para deixar a sensação térmica num valor em torno de até 4°C abaixo desses valores. E mesmo ao longo da sexta-feira não esquenta muito. As temperaturas máximas não ultrapassam a casa de 20°C em grande parte do Paraná”,

ressalta Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Frio foi menor ao de junho

Apesar do resfriamento, nenhuma cidade registrou temperaturas mínimas mais baixas que as dos dias 24 e 25 de junho, quando praticamente todo o estado teve as menores temperaturas do ano até o momento. Ainda assim, 16 cidades tiveram o amanhecer mais frio do mês de julho: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaíra, Loanda, Londrina, Maringá, Palmital, Palotina, Paranavaí, Toledo, Ubiratã e Umuarama.

Como fica o frio no fim de semana?

No fim de semana a massa de ar frio segue sobre o Paraná, mantendo as temperaturas abaixo de 10°C no amanhecer.

“O frio será mais concentrado entre o Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no sábado. O risco de geadas não é muito alto, mas persiste pelo menos nessas áreas, com geada fraca e bem pontual em áreas abrigadas ao vento e fundos de vale”,

explica Jacobsen.

Sol à tarde ajuda a aquecer

A tarde o sol predomina e as temperaturas ficam mais agradáveis. No sábado (19) as temperaturas ficam entre 5°C e 18°C em Curitiba, entre 12°C e 20°C em Paranaguá, entre 9°C e 20°C em Foz do Iguaçu, entre 5°C e 20°C em Guarapuava, e entre 9°C e 25°C em Maringá.

“No domingo aumentam um pouco os valores de temperatura, mas a sensação de frio no amanhecer segue presente em boa parte do estado. Há possibilidade de formação de nevoeiros em mais pontos destas áreas onde faz mais frio, entre o Sul, Centro e Leste  paranaenses. Não há previsão de chuva. Apenas aumenta um pouco a quantidade de nuvens entre a Serra do Mar e o Litoral”,

ressalta Jacobsen.

Em Pinhais no domingo (20) a temperatura vai de 8°C a 19°C, em Palmas vai de 6°C a 20°C, em Pato Branco vai de 7°C a 21°C, em Cascavel vai de 10°C a 21°C, e em Londrina vai de 9°C a 23°C.

Na próxima semana as temperaturas continuam a subir e o destaque será a amplitude térmica, com temperaturas amenas ao amanhecer, e temperaturas mais elevadas a tarde. 

frio mapa

Tempo seco: 20 dias sem chuva

Após aproximadamente 20 dias sem chuva, algumas cidades paranaenses registraram a umidade relativa do ar baixa nas tardes ao longo dos últimos dias. Londrina chegou a 29,8% na quinta-feira (17), Loanda a 26% no sábado (12) e Altônia a 29% no domingo (13). 

“O frio ameniza momentaneamente o quadro de baixa umidade relativa do ar, mas a falta de chuva mantém alto o risco para incêndios florestais, principalmente na região Norte do Paraná, e mantém baixa a qualidade do ar, já que há muito material particulado na atmosfera, como poeira e poluição”, lembra Jacobsen.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.