
O Paraná e Curitiba estão em alerta para baixas temperaturas, especialmente ao amanhecer. A partir desta terça-feira (29), as marcas mínimas devem ficar muito baixas, com formação de geada em algumas áreas no Centro-Sul do Estado.
Em Curitiba, a temperatura mínima prevista para esta terça era de 5ºC. Na quarta-feira (30) deve cair para apenas 2ºC, sensação de 0ºC e geada.
As temperaturas já começaram a cair na noite de segunda-feira (28), quando os termômetros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já indicavam queda acentuada das marcas.
“As temperaturas não se elevam muito nesta segunda-feira (ontem). Mas, a partir da noite, esfria bastante em todo o Paraná, isso em função do avanço do ar polar sobre o sul do Brasil”, já adiantava Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
O frio permanece até quinta-feira, quando de novo há chance de geada para Curitiba. Apesar do frio intenso ao amanhecer, as tardes na Capital devem ter temperaturas não tão geladas, ficando na casa dos 15 a 16 graus. O sol deve aparecer e aquecer um pouco o ambiente da tarde.
Veranico
Depois da passagem dessa massa de ar polar, as temperaturas voltam a subir gradativamente. E Curitiba pode ter um fim de semana de sol e calor.
No sábado (2/8), a máxima pode chegar a 25ºC e o domingo pode ser com “veranico”, com termômetros a 27ºC.
O mês de agosto ainda deve oscilar as temperaturas, iniciando a transição para mum clima mais ameno, já que cada vez mais a primavera se aproxima.
A estação das flores começa no dia 22 de setembro às 15h19 no Hemisfério Sul e segue até o dia 21 de dezembro.
Mudança: agosto chega com temperaturas mais altas
Julho termina gelado em todo o Paraná, mas agosto deve vir com marcas mais altas. No fim de semana a região Noroeste já pode marcar até 31ºC.
Até mesmo Curitiba tem previsão de ter temperatura de 30ºC na segunda semana do mês de agosto. Nos dias 8, 9 e 10, as temperaturas ficam altas na Capital, variando de 29 a 30 graus.
As marcas mínimas também se elevam na primeira quinzena de agosto, se posicionando acima dos 10ºC.