fas 31 anos
Envio Doações Almirante Tamandaré. (Foto: Sandra Lima)

A Fundação de Ação Social (FAS) completa 31 anos nesta segunda-feira (29/4). Ao longo das mais de três décadas de existência, ela tem contribuído para garantir direitos para milhares de pessoas que precisaram ou que hoje dependem dos serviços da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.

Desde que foi criada, em 1993, pela primeira-dama Margarita Sansone, a FAS orienta, acolhe e transforma a vida de famílias de baixa renda, crianças e adolescentes em situação de risco social, abandonadas e vítimas de exploração de trabalho infantil ou sexual, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência e idosas, migrantes e o público LGBTI+.

Em 2023, quase 117 mil famílias foram atendidas nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), coordenados pela FAS, porta de entrada da assistência social. Juntas, elas receberam mais de 422 mil atendimentos, entre eles a inclusão ou atualização do Cadastro Único, sistema do Governo Federal que traça o perfil das famílias brasileiras e dá acesso a benefícios sociais, como Bolsa Família, a Tarifa Social da Energia Elétrica e o Vale Gás.

A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, explica que todo o trabalho da fundação busca a proteção social das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. “Nosso objetivo é viabilizar o acesso, garantir direitos sociais e possibilitar a formação e a qualificação profissional, para que possam ter uma vida melhor e mais digna”, explica.

Maria Alice diz que Jeferson Cardoso é a demonstração de que o trabalho da assistência social é fundamental para a superação de vulnerabilidades, mesmo que ela aconteça a longo prazo.

Rede de proteção
Responsável também pela política do trabalho e emprego em Curitiba, a FAS se modernizou para enfrentar os desafios que surgiram ao longo dos anos. Hoje a instituição forma uma grande rede de proteção, com serviços que vão desde a garantia de alimentação e convivência social, até os mais complexos, como de acolhimento de crianças, mulheres e idosos que sofreram alguma violação de direitos, atendimento a pessoas em situação de rua, até a qualificação profissional e encaminhamento para vagas de emprego.

Todos os serviços são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, agentes administrativos, educadores, motoristas, carregadores e auxiliares de serviços gerais, que atuam em 135 unidades espalhadas por toda a cidade.

Trabalho intersetorial
Para que os serviços possam atender a todas as necessidades dos usuários, a FAS conta com o apoio de outras políticas públicas municipais e instituições parcerias, como organizações da sociedade civil e empresas.

Entre elas, a Saúde, com atendimento do Samu e do Consultório na Rua, das unidades de saúde e de pronto-atendimento e dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps); a Segurança Alimentar, com o Mesa Solidária e os Armazéns da Família; e a Educação, que atende as crianças e adolescentes acolhidos pela FAS, além de ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e exames de equivalência para o público maior de 18 anos.

A FAS tem ainda o apoio da Defesa Social, do Esporte, Lazer e Juventude, do Meio Ambiente e da Companhia de Habitação (Cohab).