Funeral do Papa Francisco terá transmissão ao vivo: veja como acompanhar

Arquidiocese de Curitiba transmite o funeral do Papa Francisco neste sábado

Redação Bem Paraná com Cúria Metropolitana
0cf papa

Missa na Catedral Metropolitana homenageia o Papa Francisco (Franklin de Freitas)

Neste sábado (26) acontece o funeral do Papa Francisco. O evento começa às 5 horas (horário de Brasília). A Arquidiocese de Curitiba fará a transmissão ao vivo.

O pontífice, que faleceu na madrugada da última segunda-feira (21), será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

A transmissão acontece em parceria com a Vatican Media, que irá gerar o sinal da cerimônia.

“Convidamos toda a comunidade de fé a se reunir neste momento de comoção e despedida. Inscreva-se no canal e ative as notificações para ser avisado(a) assim que a transmissão for iniciada”, diz comunicado da Arquidiocese.

A live poderá ser vista direto no Youtube ou na janela abaixo:

Como será a cerimônia para o Papa Francisco

O sepultamento do Papa Francisco será marcado por ritos específicos. A cerimônia terá início na sexta, 25, com a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada. Nela, haverá uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino.

O mote do brasão, “Miserando atque eligendo”, foi tirado das Homilias de São Beda o Venerável, que, comentando o episódio evangélico da vocação de são Mateus, escreve: “Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Viu Jesus um publicano e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: segue-me).

Posteriormente, o caixão será soldado e se colocará os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana (o cardeal irlandês Kevin Farrell), da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do Vaticano. O caixão de madeira também será fechado. Na tampa, também estará a cruz e o brasão papal de Francisco.

No sábado, às 10h (5h de Brasília), o corpo do papa será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico.