barreira de aço
Urbs vai implantar dispositivos contra fura-catracas nas estações-tubo; prejuízos com invasões chegaram a R$ 5,7 milhões no primeiro semestre. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou a implantação de 124 barreiras de aço em 62 estações-tubos de Curitiba. O dispositivo é para coibir os chamados fura-catracas, que são pessoas que usam o transporte coletivo sem pagar a passagem. Apenas neste primeiro semestre de 2025, a estimativa é que prejuízo com fura-catracas foi de R$ 5,7 milhões.

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Serão 124 barreiras feitas de aço (duas para cada equipamento) para impedir a ação de pessoas que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem O contrato para execução dos trabalhos foi assinado com a empresa Ajatto Licitações e Transportes. A previsão é que os trabalhos iniciem no fim do mês e sejam concluídos em setembro.

Durante os trabalhos, as estações vão operar normalmente. Os dispositivos são implantados nas laterais dos equipamentos, impedindo a entrada nos ônibus pelo lado de das estações-tubo.

“As invasões prejudicam o transporte público, que deixa de receber a receita pelo serviço prestado e tem que ampliar gastos operacionais para reforçar a fiscalização e a colocar anteparos e barreiras. Isso encarece custos e penaliza os passageiros que pagam corretamente as passagens”,

diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Pesquisa aponta 37.056 invasões em sete dias

Uma pesquisa, realizada pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) durante sete dias em março de 2025 detectou 37.056 invasões no período, 3% mais do que o registrado no levantamento anterior, de setembro do ano passado.

A estação Carlos Gomes/ André de Barros foi a que sofreu maior número de invasões, com 1.019 no período, seguido pela Marumby sentido Terminal Portão, com 866; Praça Rui Barbosa sentido Terminal Centenário, com 697; Kennedy, com 660 e Carlos Dietzch sentido bairro, com 631.

“A instalação dos dispositivos contra os fura-catracas nas estações-tubo é uma medida importante. As empresas realizam constantemente pesquisas para mapear os pontos com maior incidência de evasão e compartilham esses dados com o poder público. Esperamos que essa iniciativa tenha o apoio da população, pois ela representa um avanço na busca por mais segurança e justiça para todos que utilizam e pagam corretamente pelo transporte público”,

diz Angelo Gulin, presidente do Setransp.

A intenção da Urbs é que após a primeira etapa, mais estações sejam contempladas com a colocação dos dispositivos. 

Teste das barreiras contra fura-catracas

A Urbs também vem testando um outro modelo de barreira contra fura-catracas, desenvolvido partir da ideia de um passageiro. Ao contrário dos dispositivos fixos, que serão colocados nas 62 estações-tuno, o modelo em teste é móvel, funciona através de contatos entre as lingüetas instaladas nas rampas e na estação-tubo. O equipamento é acionado, junto às portas de desembarque, quando a rampa do ônibus toca a plataforma.

O teste está sendo realizado, desde março, na estação-tubo Morretes, no bairro Portão. “Estamos avaliando, fazendo os ajustes necessários e se conseguirmos bons resultados o projeto pode ser homologado para ser implantado em outras estações-tubo”, diz Alceu Portella, gestor da área de manutenção da Urbs.  

Operações contra fura-catracas

Além disso, a Prefeitura vem fazendo operações policiais contra passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem. Em junho, a Patrulha do Transporte Coletivo, da Guarda Municipal de Curitiba, prendeu em flagrante 17 adultos e apreendeu quatro adolescentes no Centro da cidade em uma operação fura-catraca, na primeira grande ação do grupo que foi criado pelo prefeito Eduardo Pimentel no dia 19 de maio, com o objetivo de reforçar a segurança nos ônibus.