Integrantes de uma milícia privada foram alvos nesta quinta, 21, de mandados de busca e apreensão em Curitiba. Segundo o Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foram cumpridos quatro mandados em Curitiba.
Leia mais:
Os investigados, segundo o MPPR, teriam participação em milícia privada. Eles praticariam extorsão, ameaça e falsidade ideológica. O grupo atuaria principalmente na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em Curitiba.
Grupo de milícia em Curitiba foi alvo da Operação Paralelo
O cumprimento das medidas ocorreu no âmbito da Operação Paralelo – uma referência à formação de grupo armado com a intenção de exercer um poder de polícia paralelo e ilegal.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria da Justiça Militar e pela Central de Garantias Especializadas, sendo que, entre alvos das buscas, há um policial militar.
A investigação foi iniciada a partir de relatos das vítimas, apontando para cobranças extrajudiciais coercitivas com uso de violência extrema, apropriação de bens e coação para assinatura de confissões de dívida.