Compagas
Foto: Compagas

A distribuição do gás natural (GN) canalizado em Curitiba, realizada pela Compagas, resulta na redução de mais de 3 mil viagens de caminhões por mês pelas ruas da cidade. Isso não só melhora o trânsito, evitando interrupções nas faixas de rolamento, como também contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes. Estima-se que aproximadamente 31 toneladas de CO2 sejam evitadas mensalmente, com base no fornecimento de gás a 51 mil apartamentos e mais de 600 pontos comerciais da região.

O cálculo da Compagas leva em conta o consumo médio de gás e a quantidade de viagens necessárias para abastecer esses clientes com GLP (gás liquefeito de petróleo). Para o abastecimento de comércios, um caminhão realiza, em média, uma viagem por semana. Para consumidores residenciais, são feitas até duas viagens por mês.

De acordo com Luiz Carlos Kuns Passos, Diretor Comercial da Compagas, esse é apenas um dos muitos benefícios do gás natural. “O gás natural canalizado não depende da circulação de caminhões nos centros urbanos, o que contribui para a melhora da mobilidade e para a redução da emissão de poluentes”, destaca. Ele também lembra que, ao contrário do GLP, o gás natural é transportado por tubulações subterrâneas, eliminando a necessidade de estoque de botijões nas residências ou comércios. “O gás natural canalizado é fornecido de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana. O consumidor não precisa se preocupar, pois o gás está sempre disponível.”

Com o aumento da oferta de gás natural canalizado, a previsão é de benefícios ainda maiores. A Compagas está investindo mais de R$ 14 milhões na expansão da rede, levando o gás para novos bairros de Curitiba e municípios da Região Metropolitana. Até 2029, a empresa pretende conectar mais de 34 mil novos clientes, construir 250 km de redes de distribuição e modernizar o serviço de operação e distribuição.

A expectativa é de um crescimento de 47% na base de clientes e aumento do volume de gás natural distribuído nas áreas residencial, industrial, comercial e veicular.

“O gás natural canalizado traz vantagens para a mobilidade urbana e, além disso, é uma fonte de energia mais limpa e sustentável. É uma solução moderna que alia eficiência energética e respeito ao meio ambiente”, conclui Luiz.